Derico: "Tanta gente toca,  tanta gente cria grupos musicais e não tem espaço para divulgar seus trabalhos. Quantos Pixinguinhas poderiam surgir se houvesse um pequeno espaço para divulgar?"
Derico: "Tanta gente toca, tanta gente cria grupos musicais e não tem espaço para divulgar seus trabalhos. Quantos Pixinguinhas poderiam surgir se houvesse um pequeno espaço para divulgar?" | Foto: Werner Heilig/ Divulgação

Palco de muitos eventos esportivos e sociais, sobretudo os jantares e bailes que marcaram a história da cidade, o Londrina Country Club comemora os 70 anos de existência com uma bela festa no sábado (19), a partir das 20h30, no Salão Social do clube, com três grandes atrações para agitar a noite. Para abrir, umas das mais antigas bandas londrinenses em atuação, o Acústico Blues Trio, receberá no palco como convidado especial o renomado Derico, saxofonista do Programa do Jô. Na sequência, o maestro Vitor Gorni com sua Big Band tocando clássicos dançantes da década de 50, 60, 70, até os dias atuais. A festa contará com uma pista para os amantes das danças de salão. Para finalizar a noite, DJ Suzuki e Elaine Fiora exibirão o seu show Live Voice Performance com a junção do DJ e voz. O evento tem apoio do Grupo Folha de Comunicação.

Com 12 anos de estrada, o Acústico Blues Trio possui um repertório que se diferencia, já que é focado no blues, jazz e derivados, bem como pela qualidade individual de cada integrante da banda, transitando com a mesma desenvoltura por diferentes estilos. Em suas apresentações, portanto, o trio mostra que o blues, com o passar do tempo, também se modernizou, sem perder suas origens. No repertório desse show estão clássicos do jazz e do blues, passando por Eric Clapton, BB King, Amy Winehouse, Joe Bonamassa, Ray Charles, Willie Dixon, Stevie Wonder, Bobby Hebb, John Mayer, Jaco Pastorius, Marvin Gaye, entre outros. Liderada pelo guitarrista e produtor musical Kiko Jozzolino, a banda conta com Elieser Botelho JR, na guitarra, e Vinicius Zanin, na voz.

A noite terá, também, a apresentação conjunta do Acústico Blues Trio com o Maestro Vitor Gorni & Big Band. A Vitor Gorni Orquestra é remanescente da Londrina Big Band, que foi criada em 1994 por iniciativa do saxofonista Vitor Hugo Gorni. Seus integrantes são, na maioria, músicos de Londrina, contando com a participação de músicos de cidades vizinhas. É uma iniciativa particular que vem sobrevivendo pela união e espírito idealista de todos que a integram. Seu repertório é variado, executando desde os grandes hits das big bands, até a boa música brasileira, jazz, pop, samba, mambo. Para fechar a noite, DJ Suzuki & Elaine Fiora apresentarão um show misturando eletrônico e voz.

Derico também vai tocar com o Acústico Blues Trio: excelência musical em noite comemorativa
Derico também vai tocar com o Acústico Blues Trio: excelência musical em noite comemorativa | Foto: Divulgação

O saxofonista Derico deu entrevista à FOLHA, confira:

Como o jazz entrou na sua vida e por que escolheu o sax como instrumento?
Eu sou flautista de formação, estudo desde os 5 anos de idade. O sax acabou acontecendo na minha vida profissional por conta de uma maior abertura de trabalho, mais oportunidades de tocar. Quando decidi que seria músico profissional e viveria única e exclusivamente disso, ampliei minhas atividades: comecei a estudar saxofone e contrabaixo elétrico.

Quais são suas influências no jazz e quais são seus instrumentistas favoritos?
Tenho muitas influências musicais, desde o choro até o erudito, do jazz e blues ao rock progressivo. Como profissional da música, sinto-me na obrigação de saber tocar um pouco de tudo, de entender as linguagens mais diversas da arte da música; acho importante. Ouço muitos cantores e cantoras, de Cauby Peixoto a Robert Plant, de Elis Regina a Adele. Ouço Yes, John Coltrane, Hamilton de Holanda, Mozart, Verinha Figueiredo, Steve Morse, Gilberto Freire, Grupo d’Alma, Emerson, Lake & Palmer... não tenho pudores.

Você tem formação de músico erudito, como foi a passagem para tocar com grandes músicos populares como Dominguinhos, Chico César e Gilberto Gil?
Foi um pouco vagarosa, demorei um pouco para assumir a vida de músico da noite, tocar em banda de baile, gafieira.. Sair de uma Orquestra Jovem Municipal, deixar de ser primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão, deixar de ser regido por maestros do naipe de Eleazar de Carvalho, João Carlos Martins... não foi muito fácil nem rápido, mas acho que valeu a pena. Não deixei de tocar com orquestra, e agreguei outros valores, outras experiências, foi muito positivo. Tive o privilégio de tocar com grandes nomes da música mundial e dos maiores compositores e instrumentistas brasileiros.

Como tem sido a longa a experiência de trabalhar no programa de Jô Soares?
Estou há 28 anos. Uma relação de muito respeito, muita confiança e lealdade. Tornei-me um profissional muito mais capacitado, com muito mais experiência, responsabilidade. O Jô é um grande parceiro, uma grande referência pra mim.

Considera que a TV alavancou sua carreira?
Sem dúvidas. Muita gente no Brasil sabe o que faço por conta de minha participação no Programa do Jô, claro. Recebi convites internacionais para ministrar palestras sobre música brasileira tocando flauta. E acredito que vai continuar crescendo minha carreira no Brasil e no exterior, estou trabalhando muito para isso.

Fale como foi tocar com monstros sagrados do jazz, como os internacionais Chick Corea e George Benson?
Também um privilégio. Só foi possível graças ao programa. E não fiz feio não. Sempre ouvi esses músicos, cresci ouvindo suas músicas, suas bandas. Esperava nas lojas a chegada de novos álbuns que vinham dos Estados Unidos, era uma outra época. Aí, me vejo dividindo o palco com eles, tocando com eles; um sonho realizado.

No Brasil, quais os desafios de um músico tendo em vista o mercado de trabalho?
Estão melhorando, mas ainda temos um longo percurso pela frente. Hoje, não falta espaço na mídia para programas que valorizam a voz, masculina e feminina, mas nada com relação ao instrumentista brasileiro. Tanta gente toca, tanta gente cria grupos musicais e não tem espaço para divulgar seus trabalhos. Quantos Hamilton de Holanda existem no Brasil esquecidos? Quantos Pixinguinhas poderiam surgir se houvesse um pequeno espaço para divulgar? Mas a gente vai chegar lá. Meu trabalho depois que o programa acabar é fazer que se criem espaços como esse na TV brasileira.

Mesmo participando de um programa diário de TV é possível cumprir compromissos como este que traz você a Londrina para a festa de 70 anos de um clube? Ou, neste caso, você abriu uma exceção?
Nada, faço com muito prazer. Sempre que sou convidado a participar de algum show, de alguma manifestação cultural ou musical, estou sempre à disposição. E, agora, não seria diferente, ainda mais sendo o convite de um amigo tão querido como Kiko Jozzolino. Os músicos do Acústico Blues Trio são todos muito queridos e amigos fiéis. Um prazer imenso estar em Londrina para mais uma jornada musical de muita alegria e descontração.

Serviço:
Londrina Country Club - 70 anos – Celebrar é viver! Com Acústico Blues Trio convida Derico, Vitor Gorni & Big Band e DJ Suzuki & Elaine Fiora
Quando: Sábado (19), a partir das 20h30
Onde: Salão Social do Londrina Country Club (Rua Fernando de Noronha, 977)
Quanto: R$ 150 e R$ 130 para assinantes da Folha de Londrina e associados do clube
*Buffet completo com ilha de antepastos e aperitivos do início até o final da noite/ jantar / sobremesa/ lanche da madrugada e bebidas (água, refrigerante, cerveja e frisante)
**Ingressos e mesas à venda na secretaria do Clube ou pelo telefone (43) 3327-4741 com entrega em domicilio

mockup