Com 61 ­anos de atua­ção, a his­tó­ria da Ban­da de Mú­si­cos de Lon­dri­na – an­ti­ga Ban­da Mu­ni­ci­pal de Lon­dri­na – se con­fun­de com a da ci­da­de. Pre­sen­te nos prin­ci­pais even­tos do mu­ni­cí­pio, em sua tra­je­tó­ria a ban­da to­cou pa­ra pre­si­den­tes da re­pú­bli­ca, inau­gu­rou mar­cos mu­ni­ci­pais e le­vou mú­si­ca pa­ra to­dos os can­tos em um re­per­tó­rio vas­to que co­me­çou com mar­chi­nhas tí­pi­cas de gru­pos de co­re­to, pas­san­do pe­lo ­jazz e até rit­mos bem po­pu­la­res co­mo a axé mu­sic.
  Atual­men­te o gru­po fun­cio­na co­mo uma Or­ga­ni­za­ção Não-Go­ver­na­men­tal (ONG) e no ano pas­sa­do lan­çou um li­vro e um CD com o hi­no da ci­da­de pa­ra co­me­mo­rar os 60 ­anos de vi­da da ban­da. O ma­te­rial foi dis­tri­buí­do pa­ra as bi­blio­te­cas mu­ni­ci­pais.
  A his­tó­ria da ban­da de Lon­dri­na co­me­ça no dia 1º de ja­nei­ro de 1948, por ini­cia­ti­va do en­tão ve­rea­dor Ful­gên­cio Fer­rei­ra Ne­ves, que con­se­guiu a apro­va­ção de seu pro­je­to de lei crian­do a Ban­da Mu­ni­ci­pal. Na épo­ca, ela era o úni­co gru­po de mú­si­ca de Lon­dri­na, an­tes mes­mo da Or­ques­tra Sin­fô­ni­ca da UEL ou a Ban­da Mar­cial da Po­lí­cia Mi­li­tar.
  Du­ran­te al­guns ­anos, o gru­po aca­bou se li­mi­tan­do a apre­sen­ta­ções ofi­ciais. Uma trans­for­ma­ção acon­te­ceu em 2004, quan­do, por lei fe­de­ral, ela pre­ci­sou ser des­li­ga­da do or­ça­men­to mu­ni­ci­pal, se trans­for­mou em ONG e fe­chou um con­vê­nio com a pre­fei­tu­ra. Es­sa mu­dan­ça trou­xe li­ber­da­de pa­ra apre­sen­ta­ções fo­ra da agen­da ofi­cial.
  A equi­pe é for­ma­da por 27 pro­fis­sio­nais, sen­do que 26 de­les são ori­gi­ná­rios da épo­ca da Ban­da Mu­ni­ci­pal. O in­te­gran­te ­mais an­ti­go é Mi­guel Tó­fa­no, que es­tá há 46 ­anos no gru­po e é fi­lho do se­gun­do maes­tro da ban­da, Ar­lin­do Tó­fa­no. (A.P.N.)

mockup