O FIML (Festival Internacional de Música de Londrina) chega a sua 43ª edição com a inclusão social e a formação integral do músico em pauta. A programação, que começa neste domingo (9) e vai até 16 de julho, é marcada pela diversidade musical das apresentações, trazendo a união de tendências estéticas, culturais e políticas diferentes.

A abertura no domingo, a partir das 20h, no Cine Teatro Ouro Verde, fica por conta da Osuel (Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina), com regência do maestro italiano Massimiliano Carraro. O concerto “A Arte da Música Sinfônica” traz no programa a abertura da ópera “As Bodas de Fígaro” (KV. 492), de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791); a abertura de “L’Italiana in Algeri”, do compositor Gioachino Rossini (1792-1868); e fecha com a sinfonia nº 3 (Op. 55), Mi b Maior - “Heroica”, de Ludwig van Beethoven (1770-1827).

“A escolha desta programação pelo maestro Massimiliano objetiva a aproximação de todos do repertório sinfônico, através de compositores icônicos”, comenta o vice-presidente da Associação de Amigos do Festival, Eduardo Assad Sahão.

A partir de segunda-feira (10), o Palco Pedagógico do FIML - uma das novidades desta edição - apresenta ao público uma programação de concertos, recitais, shows, vivências e lançamentos de livros em diferentes espaços de Londrina.

Segundo Sahão, o objetivo da organização é que esse espaço seja voltado à formação tanto de alunos e bolsistas quanto do público que irá acompanhar as atividades. É um movimento do festival buscando a integração de estudantes com a plateia em diferentes manifestações culturais, sem fronteiras de estilos.

“Do choro ao clássico, do jazz ao samba, do rock ao rap. Isso é emblemático. Os estudantes e bolsistas do 43º FIML terão a oportunidade de vivenciar performances dentro e fora do palco, que serão parte integrante de suas trajetórias musicais no futuro”, avalia.

PROGRAMAÇÃO

As atividades ocorrem no Cine Teatro Ouro Verde, no teatro da AML (Associação Médica de Londrina), no Cultural Hall, na Livraria Olga e no Calçadão Central. Para o começo da semana, alguns dos destaques são o concerto “A Música e Camões”, do Grupo de Música Antiga da UFF (Universidade Federal Fluminense), na segunda-feira (10), e o recital “Centenário Waldir Azevedo”, duo de violões de sete cordas e cavaquinho de Rogério Caetano e Gian Corrêa, na terça (11).

Toda a programação já está disponível no site do 43º FIML (www.fiml.art.br) e as apresentações não gratuitas estão na plataforma Sympla para aquisição dos ingressos.

O encerramento será no dia 16 de julho, com o Encontro Brasileiro de Orquestras Sociais, a partir das 13h30. A regência fica por conta do maestro Luiz Martins.

SERVIÇO

Concerto de Abertura do 43º FIML

“A Arte de Música Sinfônica”.

Quando: domingo (9), às 20h

Local: Cine Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85)

Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 na plataforma Sympla