O poder transformador da leitura norteará as discussões da 42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro – maior evento literário do Paraná – que o Sesc PR realizará em todo o estado de quarta-feira (4) a domingo (8). Vinte e sete cidades receberão escritores, contadores de histórias, companhias de teatros e diversos artistas para realização de mesas-redondas, oficinas, programações artísticas, intervenções literárias e exposições, voltadas a públicos de diferentes idades. Em Londrina, o evento será realizado na unidade Sesc Londrina Cadeião e Museu do Café, localizados na Rua Sergipe, nº 52.

LEIA TAMBÉM:

Semana Literária do Sesc traz nomes de destaque a Londrina

O coletivo curatorial do evento é formado pela equipe de cultura das 27 cidades que receberão o evento e pela Gerência de Cultura do Sesc PR. Este grupo pauta e pensa a programação e neste ano propõe o tema “Ler para Mudar Histórias” que coloca o livro, a leitura e a literatura no centro da programação.

De acordo com a gerente de Cultura do Sesc PR, Mariah Fank, a Semana Literária tem como premissa fomentar o mercado livreiro e editorial, formar e fortalecer leitores, incentivar a produção literária estadual, celebrar a literatura – principalmente a paranaense –, o livro e cumprir uma das missões do Sesc, “afinal, a literatura é um caminho de transformação social, um dos compromissos da nossa instituição”, pontua.

AUTORES CONVIDADOS

Com quase 300 horas de uma ampla programação, a Semana Literária promove uma série de diálogos e debates com escritores que versam sobre os mais variados temas, pensados desde a infância até o público adulto.

Abrindo a programação, a poeta e atriz Luiza Romão, autora dos livros Sangria, Coquetel Motolove e Também guardamos pedras aqui – que ganhou o Prêmio Jabuti 2022 na categoria Livro do Ano –, participa da mesa-redonda “Os percursos do poema”, com a filósofa Mar Becker, autora de Sal, Canção Derruída e A Mulher Submersa – que recebeu o Prêmio Minuano do Rio Grande do Sul e finalista do Prêmio Jabuti. O encontro será na quarta-feira (4), às 19h30, com mediação da técnica de atividades do Sesc Londrina Cadeião, Samantha Abreu.

Na quinta-feira (5), às 19h30, a jornalista Fiama Heloisa será a mediadora do bate-papo “Histórias Incontadas” entre a poeta Márcia Kambeba, multiartista e autora de poemas relacionados à vivência, ao território e à identidade do povo indígena Omágua/Kambeba, e a escritora e cordelista brasileira Jarid Arraes, autora de diversos livros, entre eles, As lendas de dandara, Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, Redemoinho em dia quente e Corpo desfeito.

“Ler para mudar histórias” será o tema da mesa-redonda entre o escritor Marcelo Labes – autor de Deus Não Dirige Destino dos Povos, Paraízo-Paraguay, Amor de Bicho e Três Porcos, e premiado com o Prêmio São Paulo de Literatura, Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, além do Jabuti –, também o vencedor do Prêmio Sesc de LIteratura 2012 e do Prêmio Saramago em 2023, Rafael Gallo, além do escritor de, entre outros, Viela Ensaguentada e Pode me Chamar de Fernando, Wesley Barbosa, um autor periférico que ficou conhecido por vender de forma independente mais de 10 mil livros. O bate-papo entre eles será mediado pela jornalista, cronista e poeta Célia Musilli e ocorre na sexta-feira (6), às 19h30.

No sábado, às 16h, a autora de O Peso do Pássaro Morto e Pequena Coreografia do Adeus, Aline Bei, participa do diálogo “A invenção da infância”, com a defensora pública Mariana Salomão Carrara, autora de livros como Se deus me chamar não vou, É sempre hora de nossa morte amém, Se não fossem as sílabas do sábado, com mediação de jornalista e poeta, Karen Debértolis.

LANÇAMENTO DE LIVROS

Estão previstos os lançamentos de mais de 10 títulos durante o evento em Londrina, além de sessões de autógrafos, desde estreias na literatura a nomes já consagrados.

No domingo (8), às 16h, pelo oitavo ano consecutivo, o Sesc PR lança, durante a Semana Literária, a oitava Coletânea de Contos Infantis, com 10 trabalhos de escritores paranaenses selecionados via edital e ilustrados. Este material é resultado do compromisso que o Sesc Paraná tem com a produção literária estadual, com a ampliação do imaginário infantil, com o desenvolvimento da leitura desde a tenra infância, com o despertar da criatividade e com o conhecimento. As edições anteriores das coletâneas estão disponíveis para leitura aqui

TERRITÓRIO INFÂNCIA

A literatura para a infância é também um dos destaques do evento, com a participação de contadores de história de outras cidades, como Arlete Delesporte, de Campo Mourão, a Cia. FantoKids, de Maringá, Izabela Fernandes, de Foz de Iguaçu, além das londrinenses da Cia. Palavreando. A programação também traz apresentações como A menina e o vento na janela, da Cia Som de Vento, de Blumenau; e o espetáculo #Mergulho, da Éranos Círculo de Arte, focado na primeira infância. Escolas podem realizar o agendamento para as visitas mediadas e as contações de histórias pelo telefone (43) 3572-7719, com a Unidade Sesc Londrina Cadeião.

O evento ainda conta com intensa programação artística e oficinas.

A programação completa da Semana Literária Sesc PR & Feira do Livro pode ser conferida no site do evento

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO

42ª Semana Literária Sesc & Feira do Livro

Período: de 4 a 8 de outubro de 2023

Horários de funcionamento: de 4 a 6 de outubro, das 9h às 21h | Dias 7 e 8 de outubro, das 10h às 18h.