Com o tema “Literatura: porque outro mundo é possível”, o Sesc PR promove entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro a 40ª edição da Semana Literária Sesc & XIX Feira do Livro da Editora UFPR. Palestras, debates, oficinas e mesas-redondas com renomados autores integram a programação do evento que será transmitido ao vivo pelo YouTube. Entre os convidados dessa edição estão os escritores Martha Medeiros, Sidarta Ribeiro e Itamar Vieira Júnior, autor do livro “Torto Arado”, vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio Oceanos em 2020.

No dia 30 de setembro, o celebrado escritor Itamar Vieira fala sobre o tema "Literatura e Afeto"
No dia 30 de setembro, o celebrado escritor Itamar Vieira fala sobre o tema "Literatura e Afeto" | Foto: Adenor Gondim/Divulgação

Entre diversas reflexões literárias, o evento pretende destacar a fundamental importância da literatura para manter uma saúde mental saudável, especialmente nos tempos atuais de enfrentamento coletivo à pandemia. A programação também contemplará espaços de conversas, oficinas/narrações literárias e apresentações musicais, evidenciando que a literatura tem a capacidade incomparável de criar mundos inteiros, por meio da imaginação.

O grande destaque da abertura do evento, no dia 28, às 19 horas, será a palestra “Literatura: porque outro mundo é possível”, que será comandada por Martha Medeiros e Luiz Pellanda. No dia 29, às 19 horas, haverá a mesa-redonda “Literatura e Ciência: porque outro mundo é possível”, com Sidarta Ribeiro e Luiz Oliveira. Sidarta Ribeiro é um neurocientista, biólogo, escritor, professor titular e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Luiz Oliveira é doutor em Cosmologia, pesquisador e professor universitário. Foi curador do Museu do Amanhã. Os convidados discutirão o papel central da literatura frente às incertezas da atualidade. O período atual, de enfrentamento coletivo à pandemia, traz também para o debate os limites da modernidade, as diferentes mudanças sociais criadas frente ao cenário atual, bem como o papel da literatura neste contexto, seja pela construção de novos significados, como também de catarse e retrato da realidade em que estamos inseridos.

No dia 30, às 19 horas, o escritor Itamar Vieira Junior participa do bate-papo “Literatura e Afeto”. O encontro abordará a temática com foco no olhar afetivo que estimulado pela literatura promove uma conexão com o meio ambiente, com a compreensão de que somos responsáveis pelo impacto que causamos em nossos caminhos e por tudo aquilo que deixamos para trás. O conceito de efemeridade também é destacado no período atual, levantando diversas questões para debate e reflexão.

A programação completa da 40ª Semana Literária Sesc PR está disponível no site SESC PR, onde também poderão ser acessados podcasts com entrevistas de diversos autores. Os primeiros episódios que também podem ser ouvidos nas plataformas digitais de streaming com o título Semana Literária trazem conversas com Martha Medeiros e Miguel Sanches Neto.

Serviço:

40ª Semana Literária Sesc PR

Quando – De 28 de setembro a 1° de outubro

Onde – Youtube (canal Sesc PR)

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.