360 mostra ciranda globalizada de relacionamentos
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Igor Giannasi <br> Agência Estado 
São Paulo - Novo filme do cineasta brasileiro Fernando Meirelles (''Cidade de Deus'' e ''Ensaio sobre a Cegueira''), ''360'' mostra uma ciranda globalizada de relacionamentos, que se movimenta a partir das escolhas de cada personagem, pessoas que, mesmo em cidades diferentes no mundo, se interligam de alguma forma. Terceira produção internacional dirigida por Meirelles, ''360'', que estreia hoje, tem destaques do cinema mundial, como Anthony Hopkins, Jude Law e Rachel Weisz, além dos brasileiros Juliano Cazarré e Maria Flor.
''Todas as histórias têm menos tempo do que eu gostaria. Essa é uma grande armadilha desse tipo de filme coral e eu percebi como é difícil lidar com isso'', pondera Meirelles. ''O negócio é olhar o tema geral, daí o filme funciona.''
Como sugere o título, a narrativa começa e termina em Viena. É na capital austríaca que a eslovaca Mirka (Lúcia Siposová) tenta a sorte como prostituta. A irmã mais nova dela, Anna (Gabriela Marcinkova), serve de intérprete na comunicação em inglês com o cafetão Rocco (Johannes Krisch).
O combinado é que o primeiro cliente de Mirka seja o executivo britânico Michael (Jude Law), que está na cidade a negócios. Ele deixou em Londres a filha e a mulher, Rose (Rachel Weisz). Por sua vez, ela mantém um caso com o fotógrafo brasileiro Rui, papel de Juliano Cazarré, o Adauto da novela ''Avenida Brasil''.
Rui mora em Londres com Laura (Maria Flor), que topou trocar o Rio pela capital britânica só para agradar ao namorado. Mas como a jovem descobre a traição, decide voltar ao Brasil e parte em um voo com escala em Miami. Na viagem, conhece o britânico John (Anthony Hopkins), que vai aos EUA para reconhecer o corpo da filha desaparecida. Presa no aeroporto, na cidade americana de Denver, por causa de uma nevasca, Laura se envolve com o americano Tyler (Ben Foster), sem saber que o rapaz foi condenado por abuso sexual e acabou de sair da prisão, em condicional.
Em conversa com a imprensa, em São Paulo, no começo da semana, Maria Flor contou que ''não rolou uma amizade'' com Hopkins, mas que o reservado ator foi carinhoso e generoso com ela na filmagem. ''Não tem esse clima daqui do Brasil em que os atores geralmente ficam no mesmo ambiente e aí acabam ficando amigos mesmo das pessoas que estão no set.''
Tanto a atriz quanto Cazarré trabalharam com Meirelles na série da Globo ''Som e Fúria'' (2009) e foram a primeira opção do diretor para seus papéis. Mas o primeiro convidado a integrar o elenco foi Jamel Debbouze, de quem Meirelles é fã. O diretor conta que as filmagens em Paris foram adiadas por 12 dias para se ajustarem à agenda do ator francês.
Debbouze interpreta um dentista viúvo, dividido entre o amor por sua funcionária, a russa Valentina (Dinara Drukarova), e o cumprimento das doutrinas muçulmanas. O complicador do possível romance é o fato de Valentina ser casada com Sergei, personagem de Vladimir Vdovichenkov, motorista de um mafioso. ''Ele é um mega star, um Wagner Moura na Rússia'', conta o diretor. E é com uma história ligada ao russo que o filme retorna a Viena.
Com seu próximo projeto - ''Nemesis'', cinebiografia do milionário grego Aristóteles Onassis, que começa a ser filmada em novembro -, Meirelles também fará uma espécie de giro de 360. Nele, o cineasta trabalha novamente com o roteirista brasileiro Bráulio Mantovani, seu parceiro em ''Cidade de Deus'', longa responsável pela projeção internacional do diretor e que concorreu a quatro Oscar, em 2004.
''É tão prazeroso desenvolver um roteiro do Bráulio de novo que até me arrependo de não ter desenvolvido mais roteiros nesses dez anos. Lembrei como gosto de fazer isso'', diz Meirelles.


