No entardecer deste sábado, exatamente às 18 horas, a Companhia de Teatro Os Satyros dá início a uma festa na Casa Vermelha que vai terminar amanhã à meia-noite. Trocando em miúdos são 30 horas de atividades, com leituras dramáticas, mesas-redondas, peças teatrais - para adultos e infantil -, além de dança, música e artes plásticas interativa e muito mais. ‘‘Será a grande estripulia deste fim de semana’’, anuncia Silvanah Santos, atriz que faz parte do grupo desde seu primeiro momento.
A festa batizada de ‘‘Folias Teatrais’’ estará acontecendo pela tomada de posse da Casa Vermelha, que possibilitará aos artistas comandarem o espaço nos próximos meses, de acordo com projeto desenvolvido pela Fundação Cultural de Curitiba. Duas personalidades importantes da literatura nacional serão homenageadas: Décio Pignatari e Valêncio Xavier.
Leandro TaquesDécio Pignatari receberá as boas vindas no espetáculo de abertura das 30 horas da Casa VermelhaComo Os Satyros completa dez anos em maio, nada mais justo aos seus integrantes que transformarem intimamente a festa num evento de aniversário. Silvanah Santos concorda: ‘‘Maio está tão próximo...’’ Os festeiros que enfrentarem a madrugada terão pela manhã um lauto café para repor as energias.
A peça ‘‘Os Cantos de Maldoror’’, que nas duas temporadas realizadas na cidade utilizava-se de um ônibus completamente vedado, que levava o público para um lugar desconhecido - onde se passava o espetáculo -, agora tem um endereço às claras.
Ela será apresentada neste happening, às 21 horas. Ficará em cartaz pela última vez, nos próximos dias, seguindo depois para São Paulo e para o Festival de Teatro de Edimburgo, na Escócia.
Estará sendo cobrado ingresso de R$ 5,00 que dará direito ao comprador do bilhete participar de todas as atividades. A excessão ocorrerá nas mesas-redondas, que terão entrada livre. As pessoas que chegarem à Casa travestidas, não pagarão para entrar. Pelo contrário - Os Satyros prometem pagar a elas R$ 5,00.