30 anos de Paralamas
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Roberta Pennafort <br> Agência Estado 
Rio - São quase 30 anos de estradas e aeroportos, de paragens nem sempre convidativas, de um incessante abrir e fechar de malas. Mas os Paralamas do Sucesso não parecem fazer gênero quando dizem que não se cansam dessa ''rotina''. ''É uma necessidade'', garante o baixista Bi Ribeiro no DVD ''Multishow Ao Vivo Paralamas Brasil Afora'', que celebra a alegria de ir onde os fãs estão.
Amanhã, às 23 horas, o Multishow transmite a apresentação, gravada no Rio em dezembro. O DVD sai dois anos depois do lançamento do CD ''Brasil Afora'' e tem cinco de suas 11 faixas: ''Sem Mais Adeus'', ''Meu Sonho'', ''A Lhe Esperar'', ''Quanto Ao Tempo'' e ''Mormaço'' (com participação de Zé Ramalho).
Tem também sucessos dos anos 1980, 1990 e 2000, com novos arranjos. A plateia pula e dança em ''Uma Brasileira'', ''Ela Disse Adeus'', ''Lourinha Bombril'', fecha os olhos para cantar ''Cuide Bem Do Seu Amor'' e ''Lanterna dos Afogados''. Os mais velhos voltam no tempo com ''Romance Ideal'', ''Vital e Sua Moto'', ''Óculos'', ''Meu Erro''. Em ''Tendo a Lua'', a convidada é Pitty. É o momento de Herbert Vianna ressaltar ''a conexão com as novas gerações.''
Em conversa na quarta-feira. Herbert falou sobre assuntos nem sempre fáceis, como os dez anos do acidente de ultraleve que o deixou na cadeira de rodas e levou sua mulher, Lucy. ''Isso traz flashes de lembranças, vou me dando conta dos novos patamares de reconstrução do meu ambiente familiar, sem a figura absolutamente central da Lucy'', disse o vocalista, que ainda faz fisioterapia diariamente e tem sessões de acupuntura.