24 compositores concorrem ao Prêmio Visa
João Luiz Sampaio
Agência Estado
A Rádio Eldorado divulgou a lista de classificados para as semifinais do 3º Prêmio Visa de MPB - Edição Compositores. São 24 artistas que concorrem a um prêmio de R$ 87 mil em dinheiro e à oportunidade de gravar um disco com suas composições. Candidataram-se ao prêmio 2.750 músicos de todo o País. Todos passaram por um cuidadoso processo de seleção chefiado pelo maestro Nelson Ayres.
Tomamos como critério a qualidade das melodias e das letras e a maneira como foram combinadas, afirma. Ayres ressalta, também, a importância da originalidade. Recebemos trabalhos de boa qualidade mas que copiavam frases e melodias de outros compositores, como Djavan e Renato Russo.
Outro ponto importante é a homogeneidade da produção. Cada participante concorreu com cinco peças, o que permitiu fazer uma melhor avaliação do trabalho do compositor. O maestro chama a atenção, também, para a honestidade artística. Uma das principais características dos trabalhos selecionados é a sinceridade com que os compositores souberam conduzir seus trabalhos, diz.
De acordo com Ayres, pode-se esperar trabalhos de alta qualidade, de músicos que souberam traduzir, de diferentes formas, o regionalismo na música brasileira. A comissão julgadora recebeu um grande número de trabalhos de compositores que expressam musicalmente as manifestações culturais de várias regiões do País.
É o caso, por exemplo, dos compositores Zé Beto e Bartholomeu Mendonça que, com composições que prezam a liberdade poética e melódica, falam da música do interior de Minas. Nossa música é bastante simples, com um tratamento poético bastante brejeiro, indica Mendonça. Caso, também, do paulista Sérgio Augusto, que buscou retratar o sentimento do interior do Estado. Em minha música volto às minhas próprias origens, traçando um paralelo entre a vida no campo e na cidade.
Outro exemplo é o do compositor Alexandre Leão, que traz as raízes da música baiana em suas composições. Minha música condensa influências do samba, do ijexá e do baião, diz o baiano, que se diz influenciado por compositores como Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Confira, nesta página, a lista dos músicos classificados.