A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) celebra amanhã os seus 17 anos de atividades dedicadas ao repertório sinfônico em um jantar na churrascaria Galpão Nelore, a partir das 19h30. Desde seu início, a OSUEL busca difundir a obra dos grandes compositores brasileiros (Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Radamés Gnatalli, Camargo Guarnieri e Carlos Gomes, entre outros).
Os primeiros passos para a criação da orquestra ocorream em 1972, quando se organizou o Coral da UEL. Em 1975, o maestro Othonio Benvenuto vem a Londrina para reativar o coral. No ano seguinte, é criado o Conjunto Música, um embrião que contava com instrumentos básicos para a efetivação de uma orquestra: quatro violinos, quatro violões, duas flautas transversais, flautas doces, teclado e percussão. Ao longo da década de 70, Benvenuto dá continuidade ao processo que iria culminar na apresentação de 14 de março de 1984, data oficial da criação da orquestra. À época, o reitor da UEL era Marco Antônio Fiori, até hoje apoiador da Orquestra, sendo o atual presidente da Sociedade dos Amigos da OSUEL (entidade sem fins lucrativos criada em maio de 1992 para buscar recursos na iniciativa privada).
Até 1988, a condução da OSUEL foi de Benvenuto. De 1988 a 1990, a batuta passou para José Eduardo Gamani, que foi sucedido por Cláudia Feres (1991 a 1994) e Norton Morozowicz, atual regente. Nestes 17 anos passaram pela sinfônica cerca de 8.100 alunos, o que evidencia o forte caráter didático a que a OSUEL está disposta. Atualmente, 210 alunos são atendidos, juntos a 45 grupos musicais que buscam o aprimoramento e a ampliação de seu repertório.
Dois CDs foram gravados: o primeiro, em 1999; o segundo, gravado no final do ano passado, será lançado no próximo dia 31, data em que a UEL presta homenagens a sua orquestra: será aberta uma exposição sobre os 30 anos da Universidade e os 14 da OSUEL, no Cine Teatro Ouro Verde, junto com o lançamento do segundo CD da Orquestra e a abertura da Temporada Ouro Verde - calendário de concertos tradicional na cidade, com apresentações gratuitas sempre no último sábado do mês desde 1988.
Entre os projetos da OSUEL, estão os ‘‘Concertos Didáticos’’, em que a Orquestra se apresenta especialmente para crianças e adolescentes com o objetivo de melhorar a formação cultural deste público. Há também ‘‘Orquestra no Campus’’, uma série de concertos educativos realizados na UEL que busca aproximar os alunos da Universidade da música erudita. Os ‘‘Concertos Especiais’’ também prentendem aproximar o público da música clássica, mas desta vez, sob um caráter popular, introduzindo em seu repertório parte do cancioneiro popular brasileiro. Além destes projetos, a OSUEL pretende estender a sua programação regular para as demais cidades da região, já que é a única orquestra sinfônica do interior do Estado. No Paraná, só existe mais uma, a OSINPA, Orquestra Sinfônica do Paraná, sediada em Curitiba.

mockup