16º Bienal vai lançar
mais de mil obras
Arquivo FolhaLygia Fagundes Telles será uma das homenageadas na Bienal 2000Arquivo FolhaNelson Mandela é um dos convidados de honra para a cerimônia de aberturaO mundo editorial brasileiro se encontra na 16ª Bienal Internacional do Livro, de 28 de abril a 7 de maio, em São Paulo. Cerca de 800 expositores, entre nacionais e estrangeiros disputarão os 43 mil metros quadrados no Expo Center Norte. Para a cerimônia de abertura, a Câmara Brasileira do livro está acertando a vinda de Nelson Mandela, Ximenez Belo e Gunhter Grass.
Nesse ano, acontecem mais de mil lançamentos de obras literárias e milhares de autógrafos de renomados escritores, como Richard Bach, Paulo Coelho, Leonardo Boff, Márcio de Souza, Marcelo Rubens Paiva, João Ubaldo, entre outros.
Lygia Fagundes Telles e João Cabral de Melo Neto serão homenageados. Na ocasião, serão entregues o Prêmio Jabuti de literatura aos autores das 45 melhores produções nacionais do ano passado. A organização do evento promoverá grandes encontros denominados ‘‘E agora são outros 500...’’, que contará com a participação de Carlos Heitor Cony, Luis Fernando Veríssimo no painel ‘‘Cronistas de cada dia’’. Arnaldo Jabor e Roberto da Mata discutirão a ‘‘alma brasileira’.
Para reforçar o caráter educacional, a Bienal de 2.000 oferece aos educadores seminários, mesas-redondas, oficinas e minicursos, para dar continuidade ao processo de reciclagem. Outro evento incluído nesse ano é o Salão de Idéias, um conjunto de eventos diários abertos ao público, criados para instigar a reflexão sobre a cultura brasileira. (F.F.)