16º Bienal vai lançar mais de mil obras
PUBLICAÇÃO
domingo, 13 de fevereiro de 2000
16º Bienal vai lançar
mais de mil obras
Arquivo FolhaLygia Fagundes Telles será uma das homenageadas na Bienal 2000Arquivo FolhaNelson Mandela é um dos convidados de honra para a cerimônia de aberturaO mundo editorial brasileiro se encontra na 16ª Bienal Internacional do Livro, de 28 de abril a 7 de maio, em São Paulo. Cerca de 800 expositores, entre nacionais e estrangeiros disputarão os 43 mil metros quadrados no Expo Center Norte. Para a cerimônia de abertura, a Câmara Brasileira do livro está acertando a vinda de Nelson Mandela, Ximenez Belo e Gunhter Grass.
Nesse ano, acontecem mais de mil lançamentos de obras literárias e milhares de autógrafos de renomados escritores, como Richard Bach, Paulo Coelho, Leonardo Boff, Márcio de Souza, Marcelo Rubens Paiva, João Ubaldo, entre outros.
Lygia Fagundes Telles e João Cabral de Melo Neto serão homenageados. Na ocasião, serão entregues o Prêmio Jabuti de literatura aos autores das 45 melhores produções nacionais do ano passado. A organização do evento promoverá grandes encontros denominados E agora são outros 500..., que contará com a participação de Carlos Heitor Cony, Luis Fernando Veríssimo no painel Cronistas de cada dia. Arnaldo Jabor e Roberto da Mata discutirão a alma brasileira.
Para reforçar o caráter educacional, a Bienal de 2.000 oferece aos educadores seminários, mesas-redondas, oficinas e minicursos, para dar continuidade ao processo de reciclagem. Outro evento incluído nesse ano é o Salão de Idéias, um conjunto de eventos diários abertos ao público, criados para instigar a reflexão sobre a cultura brasileira. (F.F.)