A I Bravissimi - Associação de Cultura Italiana de Londrina – comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil com uma palestra na quarta-feira (21), com a historiadora Taiane Silva. A data comemorativa celebra oficialmente a chegada ao Brasil do navio “La Sofia”, em 1874, com quase 400 italianos.

Taiane Silva falará, em um bate-papo com o público, um pouco da história desta imigração, a influência dos italianos na cultura brasileira, no Paraná e no Norte do Estado.

A palestra será no Crystal Palace Hotel (Rua Quintino Bocaiúva, 15 - centro de Londrina), com início às 20h e aberta ao público. Para participar é necessário se inscrever pelo site da associação: www.ibravissimilondrina.org e as vagas são limitadas.

A I Bravissimi, realizadora do evento, que completa oficialmente 27 anos em 2024, não tem fins lucrativos e seu objetivo é divulgar a cultura, a língua italiana e seu entrelaçamento com a cultura brasileira. Outras informações pelo whats: (43) 9.9957.7031.

A historiadora Taiane Silva dá palestra sobre a imigração italiana como parte das comemorações em Londrina
A historiadora Taiane Silva dá palestra sobre a imigração italiana como parte das comemorações em Londrina | Foto: Divulgação

OS ITALIANOS NO BRASIL E NO PR

O Brasil recebeu entre 1870 e 1970 cerca de 1 milhão e meio de italianos. A imigração da Itália para o Brasil começou a cair por volta de 1902, quando o governo italiano deixou de subsidiar a vinda de imigrantes para o Brasil.

A imigração no Paraná iniciou por volta de 1870, como em todo o Brasil. Além dos imigrantes vindos direto da Itália para o sul do Estado, Curitiba e oeste do Paraná têm também a influência de colonos italianos gaúchos e catarinenses.

Já a imigração no Norte do Paraná é essencialmente paulista e mineira. Os italianos que chegaram às fazendas de café nestes dois estados para trabalharem como colonos, depois vieram para o Norte do Paraná (década de 1930).

De acordo com Yamaki (2006), no que se refere a imigrantes e descendentes, na década de 1930, os italianos constituíam o maior número em Londrina, sendo 600 indivíduos.

Em relação ao número de lotes vendidos em 1935, segundo o relatório da Companhia de Terras Norte do Paraná, as principais nacionalidades que adquiriram terras foram os brasileiros (1.266 lotes), alemães (479 lotes) e italianos (476 lotes).

A presença italiana em Londrina também mostra a importância das colônias e do trabalho dos agricultores na produção agrícola da cidade. Muitos italianos e descendentes já dominavam práticas de produção agrícola por conta de suas experiências na Itália e principalmente no Estado de São Paulo.

Registros mostram que 40% da população paranaense têm descendência italiana.

* Com assessoria de imprensa.