15 anos com o melhor da arte
Elisa Marilia Carneiro
Com uma festa para gente grande, a Simões de Assis Galeria de Arte comemora hoje 15 anos de fundação. A lista de convidados inclui Arcangelo Ianelli, Carlos Araujo, Carlos Bracher, Carlos Scliar, Cícero Dias, Juarez Machado, Reynaldo Fonseca e Sergio Ferro.
A Casa de Pedra, da Alameda Dom Pedro II, 155, no Batel, tornou-se, durante esse tempo, a referência da pintura brasileira. Arquiteto formado pela Universidade Federal do Paraná, Waldir Simões de Assis Filho preparou para essa data a exposição Destaques da Pintura Brasileira, com obras selecionadas especialmente para o evento. A mostra fica aberta até o dia 31 de julho.
Segundo Simões de Assis, a galeria caracteriza-se por selecionar artistas expressivos e com possibilidades de investimento. Não fiquei restrito à arte paranaense. Acompanho os movimentos culturais da Europa e dos Estados Unidos. Estou, também, de olhos abertos para os novos, mesmo que o perfil da galeria não seja de lançamentos.
Entre os abstracionistas que passaram pela Simões de Assis estão Manabu Mabe, Hércules Basotti, Tomie Ohtake e Volpi, que expuseram em Curitiba pela primeira vez na galeria. A vanguarda brasileira veio representada por Rubens Gerchman, Ivald Granato, Jorge Guinle e Siron Franco. Com estilo figurativo estão Carlos Scliar, Carlos Bracher e Juarez Machado.
Foram incorporados, a partir da década de 90, Carlos Araujo, Reynaldo Fonseca e Sergio Ferro. Da geração paranaense da década de 70, expuseram Carlos Eduardo Zimermann, Bia Wouk, Rones Dumke e Ruben Smanhotto.
Mas é de Juarez Machado que Simões de Assis fala com um brilho particular. Mantemos uma ligação de muito respeito e admiração. Juarez me provoca, me incentiva a ultrapassar barreiras. Temos um relacionamento muito simpático, de cumplicidade até.
Para o ano 2000, Juarez Machado prepara uma exposição com esculturas. Este lado ficou por alguns anos adormecido e o artista resolveu retomá-lo. Foi com a escultura que Juarez ganhou o primeiro prêmio do Salão de Artes do Paraná. A argila e o barro de Juarez Machado terão data especial em Curitiba.
Destaques da Pintura Brasileira - Exposição. De hoje até 31 de julho na Simões de Assis Galeria de Arte (Alamenda Dom Pedro II, 155, Batel), em Curitiba.A Simões de Assis Galeria abre hoje mostra comemorativa ao aniversário de sua fundação
ReproduçãoAtelier com vista para Rue Burq, de Juarez MachadoReproduçãoLe Lavement des Pieds - Saint Jean, de Sérgio FerroReproduçãoReproduçãoNo Deserto, obra de Carlos AraujoFlores, de Carlos Bracher