Uma das maiores celebrações do cinema nacional chega à sua 14ª edição nesta quinta-feira (27) e de forma presencial. O Festival de Cinema da Lapa homenageia a renomada atriz brasileira Rosamaria Murtinho neste ano e apresenta quatro produções brasileiras recentes para concorrer ao Troféu Tropeiro, uma delas inédita. A cerimônia de abertura está marcada para as 19h30 e o evento segue até o próximo domingo (30), no Clube Recreativo 7 de Setembro, em Lapa, região metropolitana de Curitiba.

Além das mostras competitivas, divididas em Curtas-Metragens Infantis, Curtas-Metragens Infanto-Juvenis, Curtas-Metragens Paranaenses e Longas-Metragens, a programação conta com diversas atrações para todos os públicos, incluindo música, oficinas, sessões especiais e infantis e bate-papos no Cine Passeio, em Curitiba. Moradores de Lapa e visitantes poderão participar do festival e assistir às produções em tela grande de forma gratuita.

A disputa pelo prêmio principal traz a comédia "Desapega!", com Glória Pires, Maísa Silva e Wagner Santisteban no elenco. Hsu Chien, diretor do longa, vai falar sobre direção e produção cinematográfica em um dos bate-papos. A animação "Perlimps", de Alê Abreu, que se consagrou com "O menino e o mundo", indicado ao Oscar em 2016, também concorrerá ao Tropeiro. O drama "Nada é por acaso", de Márcio Trigo, e o filme inédito de ação "Franco no trem do medo", de Salete Machado e Talício Sirino, são outros destaques da categoria.

A disputa pelo prêmio principal traz a comédia "Desapega!", com Glória Pires, Maísa Silva e Wagner Santisteban no elenco
A disputa pelo prêmio principal traz a comédia "Desapega!", com Glória Pires, Maísa Silva e Wagner Santisteban no elenco | Foto: Divulgação

A sessão da meia-noite, na sexta-feira (28), terá abertura da banda Dylan Dog, com o bom e velho rock and roll, e exibirá os longas de terror "Apóstolos" e “As almas que dançam no escuro”, de Marcos DeBrito. O diretor ministrará uma das três oficinas gratuitas da programação, abordando fundamentos da narrativa literária e audiovisual. O público também poderá participar e aprender sobre gravação de vídeos com o celular, com Gustavo Piaskoski, e interpretação para cinema e TV, com Marcelo Argenta.

A atriz Nívea Maria será apresentadora do evento ao lado do ator Gustavo Piaskoski. Ela marcará presença no festival com o filme "Capitão Astúcia", e vai participar de um encontro aberto ao público para falar de sua carreira, com mediação de Wagner Santisteban, no domingo (30), último dia do evento, às 15h30.

Com novidades a cada ano, o Festival de Cinema da Lapa tem o objetivo de difundir o cinema brasileiro e democratizar o acesso a obras de qualidade de nossa cinematografia, além de aproximar o público de personalidades do nosso cinema e da TV. O evento é uma realização do Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira, com coordenação de Maria Inês Borges da Silveira, curadoria do cineasta Fernando Severo, e produção da Labirinto, Duplo e Santa Bárbara Produções.

A programação completa está no site do evento.

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora

"Perlimps", com direção de Alê Abreu
"Perlimps", com direção de Alê Abreu | Foto: Divulgação
"Nada é por acaso", com direção de Márcio Trigo
"Nada é por acaso", com direção de Márcio Trigo | Foto: Divulgação
"Franco e o trem do medo", direção de Salete Machado e codireção de Talício Sirino
"Franco e o trem do medo", direção de Salete Machado e codireção de Talício Sirino | Foto: Divulgação

SERVIÇO

14º Festival de Cinema da Lapa

Quando: de quinta-feira (27) a domingo (30)

Onde: Clube Recreativo 7 de Setembro (R. Barão do Rio Branco, 1960 - Lapa)

Quanto: Gratuito

Mais informações e inscrições para oficinas: www.festivaldecinemadalapa.com