11º ECOH segue com programação aberta ao público
Teatro AML Cultural e praça da Vila Cultural Alma Brasil recebem os espetáculos esta semana; atrações gratuitas são abertas ao público
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 09 de agosto de 2022
Teatro AML Cultural e praça da Vila Cultural Alma Brasil recebem os espetáculos esta semana; atrações gratuitas são abertas ao público
Bárbara Santos/ Estagiária
O 11º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina teve início no último sábado (6) e se estende por todo o mês de agosto com espetáculos gratuitos, compartilhando narrativas populares e valorizando a pluralidade ancestral. Ao todo são 38 atrações, 22 destinadas às escolas da rede municipal e 16 para o público geral em espaços abertos.
Com programação para toda a família, o Teatro AML Cultural recebe três espetáculos abertos de quarta a sexta-feira. Unindo a linguagem musical, teatro e a narração, o grupo sorocabano Manuí apresenta a peça ‘’Nhanderuvuçu - O Menino Trovão’’ e conta a saga do primeiro ser humano que, ao não conseguir ficar na terra, busca ensinamentos com os professores indígenas nandejaras. A história tem classificação livre e promete encantar crianças e adultos.
Para conhecer um pouco mais da cultura oriental, o espetáculo Contos Orientais da Cia Solo com o ator Gabriel Sant’Anna aborda três histórias: ‘’O quebrador de pedras’’ conto judaico, ‘’O monge e o escorpião’’ conto budista e ‘’Hurashima e a tartaruga’’ conto japonês. Já o ator Paulo Federal dá vida ao palhaço Adão na peça ‘’Histórias de Palhaço’’, apresentando com delicadeza a figura amada - e também temida - pelos pequeninos. Baseando-se em pesquisas sobre o surrealismo, dadaísmo, teatro físico e improvisação, o espetáculo tem classificação indicativa para crianças a partir dos 3 anos de idade. Para os espetáculos no Teatro AML e na Casa de Cultura, os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência do início da apresentação.
No sábado (13), a palhaçaria também marca presença na praça da Vila Cultural Alma Brasil com a performance de lançamento do livro ‘’O Palhaço de Rua - Experiência de um Artista Latino-Americano’’, de Rafael de Barros. A divertida experiência apresenta o palhaço se equilibrando em um monociclo, ao mesmo tempo em que toca ‘’Brasileirinho’’, clássico do chorinho brasileiro, em um cavaquinho que falta corda. A alegre e desafiadora performance tem classificação livre.
Finalizando a programação da praça, a portuguesa Kiara Terra conta a história da cobra Niangara Shena no espetáculo ‘’Niangara Shena Zinbabwe’’, baseado no conto popular do povo Xona do Zimbabué, país sul africano. Nesta narração, a cobra é a única capaz de curar o contador de histórias de uma tribo e precisa da união de seu povo para levá-lo à cura. A história faz parte do ciclo ‘’Decolonizando Olhares, Histórias para lembrar mundos’’.
SERVIÇO
Nhanderuvuçu – O menino trovão – Grupo Manuí
Quando - Quarta-feira (10/08) às 15h e 19
Onde - Teatro AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)
Quanto - Grátis
Contos Orientais – Cia Solo
Quando - Quinta-feira (11/08) às 15h e 19h30
Onde - Teatro AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130
Quanto - Grátis
Histórias de palhaço - Palhaço Adão - Paulo Federal
Quando - Sexta-feira (12/08) às 15h e 19h30
Onde - Teatro AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)
Quanto - Grátis
O Palhaço de Rua - Rafael de Barros e Niangara Shena Zinbabwe - Kiara Terra
Quando - Sábado (13/08) a partir das 11h
Onde - Vila Cultural Alma Brasil (Praça) (R. Argentina, 693)
Quanto - Grátis
A programação completa está no site do evento.
Supervisão: Célia Musilli/ Editora
***
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link link.