O 11º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina teve início no último sábado (6) e se estende por todo o mês de agosto com espetáculos gratuitos, compartilhando narrativas populares e valorizando a pluralidade ancestral. Ao todo são 38 atrações, 22 destinadas às escolas da rede municipal e 16 para o público geral em espaços abertos.

Com programação para toda a família, o Teatro AML Cultural recebe três espetáculos abertos de quarta a sexta-feira. Unindo a linguagem musical, teatro e a narração, o grupo sorocabano Manuí apresenta a peça ‘’Nhanderuvuçu - O Menino Trovão’’ e conta a saga do primeiro ser humano que, ao não conseguir ficar na terra, busca ensinamentos com os professores indígenas nandejaras. A história tem classificação livre e promete encantar crianças e adultos.

Nhanderuvuçu - O Menino Trovão é baseada no mito guarani da criação do mundo e será realizada no Teatro AML Cultural na quarta-feira (10)
Nhanderuvuçu - O Menino Trovão é baseada no mito guarani da criação do mundo e será realizada no Teatro AML Cultural na quarta-feira (10) | Foto: Paulo Barbuto/ Divulgação

Para conhecer um pouco mais da cultura oriental, o espetáculo Contos Orientais da Cia Solo com o ator Gabriel Sant’Anna aborda três histórias: ‘’O quebrador de pedras’’ conto judaico, ‘’O monge e o escorpião’’ conto budista e ‘’Hurashima e a tartaruga’’ conto japonês. Já o ator Paulo Federal dá vida ao palhaço Adão na peça ‘’Histórias de Palhaço’’, apresentando com delicadeza a figura amada - e também temida - pelos pequeninos. Baseando-se em pesquisas sobre o surrealismo, dadaísmo, teatro físico e improvisação, o espetáculo tem classificação indicativa para crianças a partir dos 3 anos de idade. Para os espetáculos no Teatro AML e na Casa de Cultura, os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência do início da apresentação.

Em ''Histórias de Palhaço'', o ator Paulo Federal dá vida ao palhaço Adão. Apresentação ocorre na sexta-feira
Em ''Histórias de Palhaço'', o ator Paulo Federal dá vida ao palhaço Adão. Apresentação ocorre na sexta-feira | Foto: Anna Kumamoto

No sábado (13), a palhaçaria também marca presença na praça da Vila Cultural Alma Brasil com a performance de lançamento do livro ‘’O Palhaço de Rua - Experiência de um Artista Latino-Americano’’, de Rafael de Barros. A divertida experiência apresenta o palhaço se equilibrando em um monociclo, ao mesmo tempo em que toca ‘’Brasileirinho’’, clássico do chorinho brasileiro, em um cavaquinho que falta corda. A alegre e desafiadora performance tem classificação livre.

Perfomance de lançamento do livro ''O Palhaço de Rua'' ocorre na praça da Vila Cultural Alma Brasil no sábado (11)
Perfomance de lançamento do livro ''O Palhaço de Rua'' ocorre na praça da Vila Cultural Alma Brasil no sábado (11) | Foto: Divulgação

Finalizando a programação da praça, a portuguesa Kiara Terra conta a história da cobra Niangara Shena no espetáculo ‘’Niangara Shena Zinbabwe’’, baseado no conto popular do povo Xona do Zimbabué, país sul africano. Nesta narração, a cobra é a única capaz de curar o contador de histórias de uma tribo e precisa da união de seu povo para levá-lo à cura. A história faz parte do ciclo ‘’Decolonizando Olhares, Histórias para lembrar mundos’’.

SERVIÇO

Nhanderuvuçu – O menino trovão – Grupo Manuí

Quando - Quarta-feira (10/08) às 15h e 19

Onde - Teatro AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)

Quanto - Grátis

Contos Orientais – Cia Solo

Quando - Quinta-feira (11/08) às 15h e 19h30

Onde - Teatro AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130

Quanto - Grátis

Histórias de palhaço - Palhaço Adão - Paulo Federal

Quando - Sexta-feira (12/08) às 15h e 19h30

Onde - Teatro AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)

Quanto - Grátis

O Palhaço de Rua - Rafael de Barros e Niangara Shena Zinbabwe - Kiara Terra

Quando - Sábado (13/08) a partir das 11h

Onde - Vila Cultural Alma Brasil (Praça) (R. Argentina, 693)

Quanto - Grátis

A programação completa está no site do evento.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link link.