Manifestação cultural consolidada, o 10º Festival Hip Hopé Vermelho confirma que segue uma trajetória de sucesso. A programação que acontece até este domingo (29), tem todas as ações gratuitas, incluindo apresentações e batalhas de rimas.

Já na primeira atividade na manhã de sábado, um público relevante marcou presença no Workshop de VOGUE ministrado por Renan Almeida. Um exemplo foi a trancista Wana Hadassa, que fez questão de prestigiar o evento- ao mesmo tempo em que irá conciliar a sua agenda no salão de beleza em que trabalha.

Workshop de VOGUE  ministrado por Renan Almeida movimentou a manhã do festival neste sábado (28)
Workshop de VOGUE ministrado por Renan Almeida movimentou a manhã do festival neste sábado (28) | Foto: Walkiria Vieira

Hadassa explica que o encanto pelo hip hop é herança materna e que a forma como a mãe a influencia musicalmente torna todas as outras áreas de sua vida mais equilibradas. "Eu tinha uma grande expectativa por esse evento e estou realizada por estar aqui", comentou antes de ir para o wokshop de Renan Almeida.

A trancista Wana Hadassa irá conciliar o trabalho de trancista com a programação do evento
A trancista Wana Hadassa irá conciliar o trabalho de trancista com a programação do evento | Foto: Walkiria Vieira

O produtor cultural , compositor e músico Mr. Rei reconhece que o público fidelizado do segmento e os artistas confirmados nesta edição foram um combo de sucesso. "É o primeiro desde a pandemia e o fato de todas as atrações serem ofertadas gratuitamente colaboram para essa grande movimentação", alegra-se.

Segundo Rei, a inclusão é um também um preceito do evento. "A presença de pessoas consideradas fora do padrão corporal é também um exemplo de que todos podem dançar e se expressar artisticamente. Gordofobia não tem espaço em nenhum lugar", expõe.

Mr. Rei e Dj Fran: "Público  fiel e atrações de primeira tornam evento um sucesso"
Mr. Rei e Dj Fran: "Público fiel e atrações de primeira tornam evento um sucesso" | Foto: Walkiria Vieira

Também satisfeita com as conquistas de cada edição, a DJ Fran Tomaz observa com maturidade o nível de qualidade em que o evento se estabelece e destaca também a importância das parcerias feitas em todos esses anos. "Londrina é conhecida ainda nacionalmente como a capital dos festivais e felizmente o Festival Hip Hopé Vermelho conquistou o seu espaço e já é aguardado no calendário", comemora.

ATRAÇÕES PÉ VERMELHO

O Hip Hopé Vermelho contará com uma programação intensa, que certamente vai agitar o Plazza Eventos (Rua Acre, 100 – Centro). As Batalhas serão avaliadas e julgadas por um júri qualificado e os vencedores de cada modalidade receberão prêmios em dinheiro e troféu.

Na última edição, o festival atraiu um público de aproximadamente 2.500 pessoas. Este ano, o tema será “Pequena Londres: 10 anos de Hip Hopé Vermelho” e a expectativa é atrair um público superior ao de 2022. A iniciativa conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Workshops

Os workshops serão ministrados por um time de profissionais de renome internacional: Darlita Albino (vencedora da Red Bull Dance Your Style, a primeira representante do Brasil para a disputa mundial); Mayara Collins (seleção brasileira de Breaking); B-Boy Kley (dançarino, professor, capoeirista e coreógrafo, representa a Sheknah Crew); Fran Manson (Campeã de batalha do Hip Hop Dance e Waacking, sendo uma das integrantes da I.H.O.W (Imperial House of Waacking); Gui Negão (professor, dançarino, coreógrafo e modelo); e Carlos Augusto Soares (conhecido como DJ MF - três vezes finalista do Hip Hop DJ Brasil).

Batalhas e júri

O Festival Hip Hopé Vermelho vai contar com as seguintes modalidades e jurados: Batalhas de MCs – Júri: Pateta (Londrina), Lubs (Maringá) e DoidoMc (Maringá); Batalhas de Breaking (2x2) – Júri: Mini Japa (Uberlândia), Kley (Belém do Pará) e Andrew (Sarandi); Batalhas de All Style (3x3) – Juri: Renan Almeida (Londrina), Darlita Albino (São Paulo) e Andrew (Sarandi).

Prêmios

Os vencedores de cada modalidade receberão prêmios de R$ 1.000,00 mais o troféu. Os jurados das Competições Coreográficas serão: Fran Quaresma (Maringá), Fran Manson (São Paulo) e Gui Negão (Curitiba). O prêmio para a equipe com a melhor nota será de R$ 2.000,00 mais o troféu.

Graffiti

A artista plástica Kênia, conhecida por seu trabalho com graffiti estará presente durante todo o festival, no espaço do evento, com uma exposição de quadros, telas e shapes de skate.

Balada

Para festejar os 10 anos do Festival Hip Hopé Vermelho, a organização do evento, em parceria com hashentretenimento, vai presentear os participantes com a Balada Pé Vermelho Free. Será uma grande festa, com muitas surpresas, no sábado (28) à noite, no Plazza Eventos, com a presença do Dj MF e a participação especial do Kolletivo 02, comandado pelo Mr. Rei e Deejay Fran.

Os convidados

Darlita Albino: vencedora da Red Bull Dance Your Style, a primeira representante do Brasil para a disputa mundial | Darlita Albino WINNER- @redbulldance BR. Atua como coreografa da @gabyamarantos e desenvolve trabalhos como dançarina: @drikbarbosa, @djongador Codiretora: @turmalinas_negras e Embaixadora: @nike.

Mayara Collins: (paranaense Mini Japa - seleção brasileira de Breaking). Foi para a Suíça em setembro e representou o Brasil no mundial do Red Bull BC One. Nascida e criada no bairro Terra Firme, em Belém, Mayara há mais de oito anos se dedica aos movimentos e acrobacias do Breaking. Atualmente, a dançarina faz parte da Amazon Crew, um celeiro de talentos da dança no Norte do país.

B.Boy Kley: de Belém do Pará. É dançarino, professor, capoeirista e coreógrafo, representa a Sheknah Crew, Kley dança não é de hoje, já tem uma caminhada pesada dentro e fora do país. Em 2010, participou da Battle of the Year Brasil, entre outros muitos eventos. Em 2016, foi escolhido pela bailarina e coreógrafa Deborah Colker para trabalhar nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos no Rio de Janeiro. E convidado em 2023 pela rede globo para participar do Breaking de Verão/RJ.

Fran Manson: Fran Manson entrou na Dança aos 7 anos de idade. Tudo começou com o Ballet, que em seguida emendou com a Ginástica Rítmica, Jazz e por fim no Street Dance, estilo do qual hoje atua diariamente. Ministra Workshops por todo o Brasil dos estilos Hip Hop Dance, Waacking e Vogue. Já foi campeã de batalha dos dois primeiros estilos citados e é uma grande referência, sendo uma das integrantes da I.H.O.W (Imperial House of Waacking), fundada no Brasil por um dos pioneiros da dança Waacking, Tyrone Proctor. Como coreógrafa já ganhou inúmeros títulos com a sua Compania Sheng. Atualmente tem sido considerada a cover Oficial da cantora Beyoncé. Alguns trabalhos: Coreografias premiadas com a Compania Sheng: Raízes, Fôlego, Paranóia e In-flame. Já ganhou primeiro e terceiro lugar na Batalha de Hip Hop no evento Meeting Hip Hop, primeiro lugar na Battle of the Year em Campinas e no evento Break Move em Barra Bonita. Foi campeã da primeira batalha de Waacking com júri internacional. Considerada Cover Oficial da Beyoncé. Jurada na primeira Batalha de Salto realizado no programa TV XUXA, além de ter sido semifinalista nos programas “Qual é o seu talento?”, “Astros” e “Se ela dança, eu danço”. Além disso, já dançou com a cantora Cláudia Leite no Show da Virada da Rede Globo.

Gui Negão: atua como professor dançarino, coreógrafo e modelo. Começou atuando como bailarino de danças Urbanas em 2007 e como professor em 2012, desde então vem criando experiências em diversas vertentes das Danças Urbanas/Hip Hop e outras modalidades. Participou de campanhas publicitárias, além de intervenções e comerciais de TV, Vídeos Clip da cantora Wanessa Camargo (musica – Não me Leve a Mal), Participação do programa “Qual é o Seu Talento?”, do SBT, Campanha Honda Biz 2011. Campanha suco ADES. Participou de Campeonatos: 2° lugar - Campeonato Filosofunk em Curitiba. 1° lugar - Flow Kings em Balneário Camboriú – SC. 3° lugar - Batalha de Hip Hop - Festival de Dança de Joinville - SC (Encontro das Ruas). 1° lugar - Estilo Livre - Festival Promodança em Suzano. 2° lugar

Carlos Augusto Soares: mais conhecido como DJ MF - três vezes finalista do Hip Hop DJ Brasil. Começou a tocar no final dos anos 90, incentivado pelos DJs Ninja e KL Jay (Racionais MCs) com quem mantém, ainda hoje, parcerias constantes em festas e eventos. MF é DJ do grupo Alvos da Lei e já trabalhou com Enganjaduz, Mr Bomba, Subsolo, Dakor, Motim e Vinão. Além disso, também faz parte da RDP - equipe de DJ’s Hip Hop -, do Quilombo Hip Hop, já tocou com grandes ícones nacionais e internacionais da dança urbana (Frankejara 'Discípulos do Ritmo', Bidu 'DeEfeitos', André Pires, Tsunami Allstars e FockFuckers. Entre os internacionais: Crazy Legs, Ken Swift, Cuju, Bebe 'GroundZero', Salah, Budda Strecht e Sugar Pop). Toca nas principais casas noturnas de hip hop, campeonatos de B-Boy, é residente na Feira Preta e, há pouco tempo, iniciou sua carreira como DJ internacional, tocando em países como Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai e Venezuela. MF já se apresentou ao lado de muitos DJs consagrados, entre eles: DJ King, DJ Cia, DJ Primo, DJ Pogo (DMC Londres), DJ Boogie Blind (Executors NYC), DJ Premier (Gangstar NYC), Afu-Ra, Dilated Peoples, Talib Kweli e Slum Village

Serviço:

10º Festival Hip Hopé Vermelho

Programação:

Local: Plazza Eventos (Rua Acre, 100, Centro)

Sábado (28)

Workshop de VOGUE (RENAN ALMEIDA)

Horário: 09h – 10h

Workshop de DANCEHALL (FRAN QUARESMA)

Horário: 10h30 – 11h30

Intervalo Almoço | Reconhecimento de palco

BATALHAS DE BREAKING (2X2)

Horário: 14h

BATALHAS DE RIMA

Horário: 18h

BALADA PÉ VERMELHO FREE

Horário: 20h

Ingresso: gratuito

Domingo (29)

Workshop de HIP HOP COREOGRAFIA (GUI NEGÃO)

Horário: 9h – 10h

Workshop de LOCKING (DARLITA)

Horário: 10h30 – 11h30

Intervalo Almoço | Reconhecimento de palco

Workshop com FRAN MANSON

Horário: 14h – 15h

BATALHAS DE ALL STYLE (3X3)

Horário: 15h30

FINAIS DAS BATALHAS DE MC | BREAKING | ALL STYLE

Horário: 18h

COMPETIÇÕES COREOGRÁFICAS | GRUPOS

Horário: 20h

---

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link