Karen Debertólis: "Esse período de 10 anos representa um amadurecimento como escritora e artista"
Karen Debertólis: "Esse período de 10 anos representa um amadurecimento como escritora e artista" | Foto: Ivana Debertólis/ Divulgação

Um trabalho contínuo. É dessa forma que a jornalista e poeta londrinense Karen Debértolis define "A Mulher das Palavras", espetáculo no qual propõe um diálogo entre a música e a poesia e que está completando 10 anos de caminhada. A comemoração da primeira década acontece com duas novas apresentações. A primeira será nesta sexta-feira (27), às 19h30, no Centro Cultural Sesi/AML; o segundo show está agendado para o dia 5 de novembro, às 15h30, no Sesc Cadeião Cultural, ambos com entrada franca.

No palco, a escritora apresentará uma leitura performática de poemas acompanhada pelos músicos Rafael Fuca (violão), Luciano Assumpção (guitarra) e Duda de Souza (percussão). Karen explora um repertório com base nas canções do CD homônimo, lançado em 2009. "Iniciamos os primeiros trabalhos deste projeto em 2007. "Esse período de 10 anos representa um amadurecimento como escritora e artista. Além de uma relação mais próxima com os músicos que me acompanham que é também com quem faço as composições", avalia a poeta.

Karen salienta que o repertório do show também sofreu várias mudanças desde e sua criação. "No começo as apresentações eram fechadas nas faixas no CD. Com o tempo, saíram algumas destas canções e outras tiveram o arranjo modificado", informa a escritora ao destacar que a sonoridade das composições continuam com uma forte influência do rock, do jazz, do blues e até do samba. "Já a inspiração para escrever as poesias é sempre o cotidiano", enfatiza.

Além dos próprios poemas, Karen incluiu no espetáculo duas novidades. "Faço uma leitura do poema Poética, do Manoel Bandeira, que ganhou uma melodia composta pelo Rafael Fuca e também canto a música 'Para Entrar' do cantor Bruno Morais. Além disso vamos contar pela primeira vez com a participação do percussionista Duda de Souza, da banda Mama Quilla, que trará novos elementos para o show", revela ao ressaltar que a reação do público que assiste ao espetáculo tem sido muito satisfatória.

Além do reconhecimento do público, a escritora comemora outras conquistas do espetáculo. O projeto "A Mulher das Palavras" recebeu, em 2011, o Prêmio Trem das Onze, na categoria Literatura, concedido pela Rádio Universidade FM, da Universidade Estadual de Londrina. Em 2010, a videomaker Marina Casagrande produziu o clipe da música "Manhãs", de uma das faixas do CD, que ficou em 4º lugar no Prêmio Internacional de Poesia em Vídeo da Fliporto/2010 de Pernambuco.

"Tive também outras duas respostas bastante significativas. Uma delas foi o convite para participar do Trovadores do Miocárdio, uma espécie de sarau contemporâneo que acontece no centro de São Paulo e que tem alguns poetas fixos, entre eles o Fausto Fawcett e o Mário Bortolotto. O Eduardo Beu, curador do evento, é um DJ apaixonado por poesia que após ouvir meu CD já me convidou três vezes para participar. Minha próxima apresentação já será no dia 3 de novembro. Outra resposta muito positiva esse ano foi convite Janete El Hauli e do José Augusto Mannis, que foram curadores da Documenta Kassin 2017. Eles produziram programas de rádio para a mostra de arte que acontece na Alemanha e que foram disponibilizados pela internet. E eu fui convidada para apresentar três faixas do meu álbum em programa sobre poesia sonora brasileira," afirma Karen.

A poeta planeja gravar um novo álbum enquanto se prepara para o lançamento de seu sexto livro de poesias. "Meu novo livro será lançado neste final de ano. E acho que já está na hora de entrar em estúdio novamente. A expectativa é que isso aconteça em 2018", adianta.

Serviço:
Show 'A Mulher das Palavras'
Quando – Sexta-feira (27), às 19h30
Onde – Centro Cultural Sesi/AML (R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Em frente à Concha Acústica)
Quanto – Um quilo de alimento não perecível

Show 'A Mulher das Palavras'
Quando – Domingo (5 de novembro), às 15h30
Onde – Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)
Quanto - Gratuito

mockup