A 63ª ExpoLondrina (Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina) começa nesta sexta-feira (4), com a expectativa de superar o público da edição passada, quando 470 mil pessoas visitaram o Parque Ney Braga. Para atrair mais visitantes, a SRP (Sociedade Rural do Paraná), organizadora da feira, aposta em uma série de novidades no âmbito do entretenimento, exposições e eventos técnicos.

Com o tema “Você vive o agro do início ao fim do dia”, o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre, afirmou que a intenção é “proporcionar uma diversidade de possibilidades para que quem está no parque possa ter mais tempo de lazer e aproveitar o agro que está na vida da gente 24 horas por dia.”

Uma das ações para atrair mais visitantes é ingressos com valores reduzidos na segunda, terça e quarta-feira. Os preços do estacionamento, das bebidas e da entrada nos dias de promoção serão subsidiados pela Sociedade Rural.

Quem visitar a ExpoLondrina vai encontrar diversos serviços públicos. A Sociedade Rural firmou uma parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina) e o HU (Hospital Universitário) para oferecer uma série de atendimentos. Também haverá um posto de vacinação, onde os visitantes poderão atualizar a carteira de imunização.

Marcelo Janene El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná: “Londrina virou uma grande vitrine para o Brasil e o mundo”
Marcelo Janene El-Kadre, presidente da Sociedade Rural do Paraná: “Londrina virou uma grande vitrine para o Brasil e o mundo” | Foto: Henrique Campinha/SRP

A Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) está com o espaço Assembleia Itinerante, que vai oferecer serviços gratuitos como emissão de título de eleitor, transferência de domicílio, revisão eleitoral e quitação de multas. Estarão presentes no espaço órgãos como a Defensoria Pública, a Procuradoria da Mulher e a Escola do Legislativo.

Pensando no bem-estar do público, foram projetados ambientes especiais para oferecer descanso e diversão, garantindo mais conforto e tranquilidade durante o evento. Além de mais de 40 pontos de hidratação.

300 expositores

Cerca de 300 expositores vieram à ExpoLondrina e a expectativa é que o volume de negócios ultrapasse os R$ R$ 1,26 bilhão do ano passado. Segundo El-Kadre, as cooperativas estão com linhas de créditos interessantes para viabilizar a comercialização de maquinário e veículos. As principais montadoras de veículos estarão na feira.

O presidente da SRP ressaltou que o parque de maquinário será destaque este ano, entre as novidades, estão previstas demonstrações diárias de pulverização de lavouras com o uso de drones, além da exposição de tratores com tecnologia a laser, que permite o uso autônomo e durante a noite.

A feira voltou a ter todos os espaços do pavilhão dos bovinos ocupados, o que não ocorria há algumas edições. Um dos destaques é o encontro nacional da raça brangus. No hipismo clássico, a ExpoLondrina vai sediar uma prova do estadual e uma prova do calendário nacional.

Dois espaços que devem atrair muitos visitantes são a ExpoPet, que este ano terá uma pista para apresentações de cães, e o pavilhão da Expo Sabores com produtos artesanais. “Teremos, por exemplo, dois produtores de queijos que foram premiados internacionalmente”, disse o presidente. Uma das novidades da Expo Sabores é que o espaço receberá chefs com receitas especiais que serão preparadas ao vivo usando produtos que estarão à venda no local.

EVENTOS TÉCNICOS

A ExpoLondrina conta com uma extensa programação técnica. Serão mais de 70 ações técnicas dentro da feira como cursos, palestras, seminários, muitos deles com as inscrições já esgotadas. “Estamos trazendo pessoas do Brasil todo para ter uma discussão com o produtor. Temos um compromisso com o produtor de trazer o que existe de mais moderno e atual para o conhecimento dele”, afirmou o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El-Kadre.

Entre os eventos, El-Kadre enfatiza um seminário da Embrapa, que vai apresentar uma biogenética nova que aumenta em 40% a produtividade da tilápia. Será apresentada uma nova técnica de plantio do milho, antes mesmo da colheita da soja. “Com isso, o produtor pode ganhar até uma safra a mais. É trazer conhecimento e inovação. É uma diversidade de assuntos de qualidade que estamos trazendo. Quem participar vai aprender muito”, afirmou o presidente.

Ele lembra que “Londrina virou uma grande vitrine para o Brasil e o mundo.” Além das discussões técnicas, os eventos também devem abordar as políticas governamentais para o agro. Entre os assuntos que devem entrar em pauta está a reivindicação ao governo federal para um olhar mais atento à Embrapa.

De acordo com o presidente da SRP, o governo federal deve ter uma política agrícola mais séria. “Não queremos afago, queremos respeito. O governo federal, cada vez mais, não está olhando o campo como deveria”, disse El-Kadre.

mockup