São Paulo - Luis Zubeldía não é mais o treinador do São Paulo. O argentino de 44 anos pediu demissão durante reunião com a diretoria tricolor na manhã desta segunda-feira (16), após uma sequência ruim de três derrotas no Campeonato Brasileiro, a últimas delas por 3 a 1 contra o Vasco, em pleno Morumbis.

Contratado em abril de 2024, Zubeldía comandou a equipe em 74 partidas, com 35 vitórias, 22 empates e 17 derrotas, o que corresponde a um aproveitamento de 57,2%.

Hernan Crespo, que comandou o São Paulo em 2021, quando venceu o título do Campeonato Paulista em cima do Palmeiras, é o preferido para assumir o cargo.

Com Zubeldía, o São Paulo chegou às quartas de final da Copa Libertadores, da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista em 2024, eliminado por Botafogo, Atlético-MG e Novorizontino, respectivamente.

Em 2025, o São Paulo caiu no estadual nas semifinais para o Palmeiras. No Brasileiro, o time ocupa atualmente a 14ª posição na tabela de classificação, perigando com a zona de rebaixamento, com duas vitórias, seis empates e quatro derrotas.

Já na Libertadores, o time avançou em primeiro em seu grupo e pega o Atlético Nacional, da Colômbia, nas oitavas de final. Pela Copa do Brasil, o próximo compromisso, também pela fase oitavas de final, é contra o Athletico-PR.

O próximo jogo do São Paulo é apenas no dia 11 de julho --devido à pausa para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa--, quando enfrenta o Flamengo fora de casa pelo Brasileiro.

NEGOCIAÇÃO AVANÇADA COM CRESPO

O São Paulo tem negociação bastante avançada para que Hernán Crespo seja o novo técnico do time.

A reportagem ouviu que o acordo com o treinador argentino está por detalhes. Há a expectativa de que o anúncio seja feito ainda nestas segunda-feira (16).

A reportagem também ouviu que clube e técnico já tem um acordo pela dívida antiga da época da saída de Crespo do clube, em 2021. O São Paulo vai adicionar o montante aos salários do argentino, que já aceitou a composição.

Crespo chegou a entrar na Fifa contra o clube por causa da dívida, que na época ficava na casa dos R$ 3 milhões. Agora, o montante não é visto como empecilho para o acerto.

O nome do argentino é unanimidade dentro do clube e já foi ventilado em outros momentos de crise na relação com Zubeldía. Ele foi o primeiro a ser procurado pelo São Paulo após a decisão da saída do técnico anterior.

O argentino esteve no Brasil recentemente, onde acompanhou a partida entre a seleção brasileira e o Paraguai direto da Neo Química Arena. Ele esteve acompanhado dos ex-jogadores italianos Zambrotta e Vieri.

Em sua primeira passagem, Crespo dirigiu o time entre fevereiro e outubro de 2021 conquistando o Campeonato Paulista. Foram 53 jogos, com 24 vitórias, 19 empates e dez derrotas.

mockup