Milão - Tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães ainda não preencheu o vazio do título mundial que falta em sua carreira. Foi assim que ele mesmo definiu a ausência na decisão do título neste domingo, em Milão. As americanas venceram as chinesas por 3 sets a 1 e ficaram com o título, também inédito para elas. O Brasil ganhou o bronze sobre a Itália (3 a 2).
O treinador brasileiro disputou o Mundial masculino em 1994 e os últimos três com a seleção feminina. Agora tem duas pratas e um bronze, todos com as mulheres. "Estou um pouco triste, a gente podia ter ido adiante, mas o destino não quis e acredito muito no destino. É um sentimento de perda, e a gente não quer ter esse sentimento novamente. Essas derrotas mexem muito com todos, porque chegamos tão perto de novo. Sinto um pouco de vazio por não estar na final", afirmou o treinador.
Zé Roberto contou que todas as jogadoras choraram após a derrota para os EUA na semifinal. Houve uma reunião noite adentro no hotel e todas falaram. A capitã Fabiana disse que foi dormir às 2h30. Zé Roberto, às 4 horas, pois ficou estudando o jogo das italianas contras as chinesas na semifinal.
"A autoestima delas estava muito baixa ontem (sábado). Era muito importante que elas jogassem o que jogaram contra a Itália e valorizassem o que estávamos disputando, não estávamos aqui só para jogar a final. Derrota inesperada (contra os EUA), mas a vida não acabava aí", disse o técnico que afirmou estar "meio feliz, meio triste" com o resultado do Mundial. "É aprendizado, é duro, mas é assim. Fomos bem, não foi excelente", concluiu.
O técnico ainda foi vaiado pela torcida italiana durante a premiação final da competição quando foi receber, pela seleção brasileira, o prêmio Fair Play. Zé Roberto reclamou bastante da arbitragem na semifinal e chegou a receber cartão amarelo contra os EUA e Itália.

mockup