O Campeonato da Fórmula Indy pode ter hoje o campeão da temporada 98, com quatro provas de antecipação. Para isto basta ao italiano Alessandro Zanardi marcar nove pontos a mais que seu parceiro da Chip Ganassi, o americano Jimmy Vasser; três a mais que o mexicano Adrian Fernandez, da Patrick; e um a mais que o canadense Greg Moore, da Forsythe, para conquistar o bicampeonato na categoria. A prova de hoje é válida pela 15ª etapa e será mostrada ao vivo pelo SBT, a partir das 17 horas (de Brasília).
Zanardi soma 206 pontos, e precisa livrar 89 para que não possa mais ser alcançado pelos adversários. Vasser tem 126 pontos, Fernandez, 120 e Greg Moore, 118. Zanardi pode ser campeão até com um quinto lugar, que vale dez pontos, ou com o sexto lugar e mais o ponto extra pela pole ou o maior número de voltas na liderança. A pontuação da Indy, do primeiro ao 12º, é: 20, 16, 14, 12, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2 e 1.
Se Zanardi vencer, tira Moore e Fernandez da disputa e obriga Vasser a chegar pelo menos em quarto lugar para adiar a decisão para Laguna Seca, dia 13. A posição do italiano é muito confortável. Mas ele não quer fazer contas nem cantar vitória antes do tempo. ‘‘O título está perto, mas não quero nem pensar nisso’’, comentou. ‘‘Meu objetivo é apenas entrar na pista e correr por um bom resultado.’
Desenho original - Para tornar a corrida mais emocionante ainda, uma vez que no circuito de rua de Vancouver é muito difícil ultrapassar - por isso mesmo quem sair na pole tem grandes chances de vencer - os organizadores do evento mudaram mais de dois terços do antigo traçado e criaram um desenho original, com curvas de 90 graus e retas mais longas. O objetivo é criar mais pontos de ultrapassagens e aumentar a emoção da corrida.
Para o brasileiro Maurício Gugelmin, que obteve sua única vitória na Indy nas ruas de Vancouver, no ano passado, a mudança na pista foi elogiada. ‘‘Todo mundo me pergunta se não é uma grande desvantagem ter de abandonar a receita vitoriosa do ano passado e correr numa pista nova, onde todo mundo vai partir do zero no acerto do carro’’, comentou. ‘‘Mas o trabalho de remodelação foi tão bem feito que eu tenho de elogiá-lo.’’
Com 67 pontos, Gil de Ferran é o brasileiro melhor colocado na temporada, sempre se deu bem em Vancouver, ainda que a pista tenha sofrido mudanças. Ele subiu ao pódio em 95 (segundo colocado) e no ano passado (terceiro). Outro que está confiante é Christian Fittipaldi, que recuperou o ânimo e a confiança depois do pódio em Elkhart Lake. Seu objetivo agora é terminar todas as provas que restam entre os cinco primeiros e conseguir encerrar o campeonato entre os dez melhores. Ele está em 16º, com 32 pontos.
Novidade - Tony Kanaan estréia em Vancouver uma novidade: seu carro terá patrocínio da Quest, empresa de telefonia que comprou a LCI e reforçará o orçamento no próximo ano. As cores do carro serão mantidas. Kanaan espera fazer a melhor corrida do ano em Vancouver. Como o circuito é novo, a Tasman não começará os treinos com a mesma desvantagem de outras pistas em que os concorrentes testam mais. ‘‘Para nós, vai estar mais nivelado.’’

mockup