Vitão tenta manter os pés no chão quando o assunto é o sonho de disputar um Mundial: "Não dá para você pensar em uma Copa se não viver o agora"
Vitão tenta manter os pés no chão quando o assunto é o sonho de disputar um Mundial: "Não dá para você pensar em uma Copa se não viver o agora" | Foto: Lucas Figueiredo/CBF



Revelação do futebol de Londrina, o zagueiro Vitão, destaque do time sub-20 do Palmeiras, tem percorrido o mesmo caminho já trilhado por hoje consagrados jogadores, que deram os primeiros chutes nos campos do Norte do Paraná e daqui saíram para brilhar no futebol mundial.

Vitor Eduardo da Silva Matos, 18 anos, nasceu em Jacarezinho (Norte Pioneiro) e, em 2014, foi levado ao PSTC, após uma peneirada. "Comecei em uma escolinha chamada Pequeno Craque, em Jacarezinho. Fiquei um ano no PSTC e foi muito difícil, porque nunca tinha saído de casa e não estava acostumado a ficar longe da família e dos amigos", afirma o garoto, de 1m85.

O sofrimento pela distância foi vencido pelo desejo de construir uma carreira vitoriosa, e após a disputa de um Campeonato Paranaense, um olheiro o levou para o Palmeiras, em 2015. Novamente, sentiu o medo do desconhecido. "Com exceção do período que morei em Londrina, nunca havia saído de Jacarezinho, e daí você chega em um clube como o Palmeiras, em uma cidade como São Paulo... O início foi bem difícil", revela. Antes de ir para o Verdão, chegou a ser reprovado em testes no Atlético Paranaense e Coritiba.

A adaptação em campo, porém, foi rápida, e o garoto tímido e de fala mansa foi conquistando seu espaço. No Palmeiras, as portas da seleção brasileira se abriram. Em 2015, foi convocado para o Campeonato Sul-Americano sub-15, do qual foi campeão. No ano passado, foi o capitão brasileiro no Sul-Americano e no Mundial sub-17, quando o Brasil terminou em terceiro na competição.

"Fui muito bem recebido no Palmeiras e isso me ajudou demais. Aos poucos fui conquistando meu espaço, hoje sou titular e pretendo crescer muito mais para alcançar meus objetivos no clube", frisa. "Acredito que o meu comprometimento no Palmeiras e o apoio de todos têm sido fundamentais para estar sempre sendo lembrado nas convocações." Apesar de ter apenas 18 anos, Vitão já foi relacionado para alguns jogos do time principal do Alviverde e chamou a atenção do Manchester City, casa hoje de outra revelação palmeirense: o atacante Gabriel Jesus.

A liderança e a postura exemplar dentro e fora de campo, apontadas por todos, foram as credenciais para o técnico Tite chamar o zagueiro para compor o elenco da seleção brasileira na primeira semana de treinamentos para a Copa do Mundo, na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). "Isso nunca tinha passado pela minha cabeça. Quando vi a notícia, fui confirmar se era verdade. Foi inexplicável a sensação de estar ao lado dos melhores, dos meus ídolos", aponta Vitão, fã do futebol de Marquinhos, Miranda e Thiago Silva.

A carreira ainda está só no início, mas os primeiros passos imitam os de outras revelações do PSTC, como Dagoberto, Jadson, Kléberson e Fernandinho. E claro que o sonho é chegar aonde os dois últimos chegaram. "Disputar uma Copa do Mundo é o sonho de todo jogador, assim como o meu. Não dá para você pensar em uma Copa se não viver o agora. Naturalmente, as coisas vão acontecendo, mas espero, sim, um dia disputar uma Copa e defender o meu país", afirma.

O desejo de construir uma carreira de sucesso no futebol é também com o pensamento de ajudar a família, que continua morando em Jacarezinho, com exceção do pai, que o acompanha em São Paulo. "Todos dizem em casa que sou o orgulho da família, então não tem o que falar deles. Quero dar uma condição de vida melhor para eles e não tem preço ver minha família feliz", confessa. "Quero fazer história nos clubes onde eu jogar e, quando eu parar, colocar a cabeça no travesseiro e ter a certeza de que todos os sofrimentos e dificuldades valeram a pena."