São Paulo - O Werder Bremen anunciou ontem que não irá liberar o meia brasileiro Diego para a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim. A decisão vai contra resolução da Fifa, que obriga os clubes a aceitarem as convocações de seus jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 1985.
Além de Diego, a equipe alemã decidiu que também não irá aceitar a convocação olímpica do lateral-esquerdo Dusko Tosic, da Sérvia.
Na semana passada, a entidade reafirmou sua posição, isentando as equipes da obrigação de liberar apenas os atletas acima de 23 anos, que podem ocupar as três vagas de ''veteranos'' que cada seleção pode inscrever em Pequim. ''Não há atualmente nenhum regulamento com base legal que obrigue os clubes a cederem seus jogadores. Portanto, não espero nenhuma reação da Fifa'', disse o diretor esportivo da equipe alemã, Klaus Allofs.
Diego, que chegou a ser cotado para trocar o Werder Bremen pelo Real Madrid, disse que aceita a posição do time que defende, mas que gostaria de atuar pela seleção brasileira, que buscará na China a sua primeira medalha de ouro olímpica. ''Naturalmente, eu gostaria muito de participar dos Jogos Olímpicos. Seria um sonho para mim, mas o Werder não quer me liberar. Klaus Allofs e (o técnico) Thomas Schaaf já me explicaram as razões (do veto). Eu respeito isso e estou concentrado com o clube na preparação para a temporada'', afirmou o meia, que completou 23 anos em fevereiro.
Diego se tornou em dois anos um dos jogadores mais populares da Bundesliga. Desde 2006, quando chegou ao Werder Bremen, o meia disputou 63 jogos e marcou 26 gols pelo Campeonato Alemão.
Ao contrário do rival, o Bayern de Munique confirmou que o zagueiro Breno, que tem menos de 23 anos, será liberado para disputar a Olimpíada. ''Nossa posição é que disputar um torneio como esse permite aos jovens jogadores ganharem experiência'', explicou Karl-Heinz Rummenigge, o presidente do clube bávaro.
Já o Barcelona, que deixou claro que não pretende liberar o brasileiro Ronaldinho Gaúcho, também não quer ficar sem seu principal jogador na atualidade, o argentino Lionel Messi. O clube espanhol enviou um pedido especial de veto à Fifa, justificando que precisa do argentino para a fase preliminar da Copa dos Campeões da Europa, cujos jogos de ida acontecerão durante a Olimpíada, em agosto.
''Se (a Fifa) nos der razão, o jogador virá para para cá. Se não, não teremos mais recursos para impedir que vá jogar (pela Argentina). O clube ainda não tem notificação do que vai acontecer'', afirmou o técnico do Barcelona, Pep Guardiola.

mockup