Webber sai na pole, vence e é líder pela 1a vez
PUBLICAÇÃO
domingo, 16 de maio de 2010
Tatiana Cunha<br>Folhapress 
Mônaco - Pelo segundo final de semana consecutivo, Mark Webber largou na pole position e venceu uma etapa do campeonato de Fórmula 1. Pelo segundo fim de semana seguido, ganhou de ponta a ponta. Pela primeira vez desde que estreou na categoria, em 2002, assumiu a liderança do Mundial.
O triunfo do piloto australiano GP de Mônaco, ontem, coroou a ascensão da Red Bull, que pela segunda vez nesta temporada fez uma dobradinha com o segundo lugar de Sebastian Vettel, que soma os mesmos 78 pontos de seu companheiro na classificação.
A equipe, que colocou um de seus pilotos na pole position nas seis etapas de 2010, mas que não vinha repetindo o bom desempenho nas corridas, foi alçada à liderança do Mundial de Construtores pela primeira vez na história, graças à performance em Mônaco. São 156 pontos, contra 136 da Ferrari.
''Este resultado é sensacional, mas é um esforço que vem de dois anos e meio atrás e não apenas das últimas duas semanas'', disse Webber, primeiro australiano desde Jack Brabham, em 1959, a vencer uma prova nas ruas do Principado. ''Este é um esforço contínuo que temos feito, que começou com o RB5 (o modelo do ano passado) e segue com o RB6.''
O terceiro colocado na prova foi o polonês Robert Kubica, da Renault.
Boa corrida
Depois de um final de semana sofrível em Barcelona, há uma semana, Felipe Massa fez uma boa corrida em Mônaco, terminou em quarto e subiu da sétima para a quinta colocação no Mundial, 17 pontos atrás do líder, Mark Webber, da Red Bull.
''Esta é uma pista que, se você não ganha posições logo na largada, é quase impossível ultrapassar depois, especialmente se os carros que estão na sua frente têm o mesmo ritmo'', afirmou o brasileiro, que largou em quarto. ''Meu carro estava bom, os pneus funcionaram bem desta vez e com tantos safety cars tive que ter paciência para conseguir chegar ao final e marcar pontos importantes para o campeonato'', completou.
Em duas semanas ele correrá na Turquia, um de seus circuitos favoritos e no qual já venceu em três oportunidades.


