São Paulo, 08 (AE) - Quando o árbitro Paulo César de Oliveira apitar o início do clássico entre Palmeiras e São Paulo
neste domingo, às 16 horas, no Morumbi, a dona de casa Maria das Graças, mãe de Warley, estará em Brasília, sonhando acordada com as glórias do filho. Sem rádio e televisão a cabo em casa, ela só ficará sabendo como foi a atuação do novo titular do Tricolor no fim da partida. "Ela não vê a hora de assistir ao videoteipe do jogo e conferir o meu desempenho em campo", disse o atacante. "Infelizmente, durante 90 minutos, ela vai sofrer sem ter informações sobre o clássico." Na verdade, Maria das Graças está ansiosa para receber o prometido presente de Dia das Mães: um gol de Warley. Diante do Palmeiras, o atacante tem a missão de substituir o artilheiro Dodô, afastado da equipe pelo técnico Paulo César Carpegiani. Dodô não ficará no banco nem vai ao estádio apoiar os companheiros. "Chegou o meu momento", afirmou Warley. "Quero provar aos torcedores que não sou apenas um jogador para o segundo tempo." Ele é a esperança do treinador são-paulino de dar maior movimentação ao ataque. Terá a função de explorar as jogadas pela ponta-esquerda, deixando o meio livre para Raí e segurando as descidas do lateral palmeirense Arce, principal preocupação de Carpegiani. No primeiro confronto com o rival no Campeonato Paulista (4 a 4), o paraguaio foi o responsável pelos quatro cruzamentos que originaram os gols adversários.
O atacante, contudo, vai ter liberdade de encostar em Raí e forçar a tabela pelo meio. "O importante é não ficar parado e criar espaços para os companheiros", analisou Warley, novo xodó dos torcedores, os mesmos que criticaram o ex-intocável Dodô, por falta de garra em campo. Warley teve paciência para conseguir a vaga no time titular.
Desde que chegou ao São Paulo, para a competição estadual, transformou-se num reserva de luxo de Carpegiani, um talismã para os momentos difíceis. Agora, terá apenas dois meses para fazer gols e deixar boas lembranças aos fãs do Morumbi. No início de julho, estará desembarcando na Itália, onde vai defender a Udinese.
"Estou vivendo uma ótima fase no São Paulo e quero sair do Brasil numa boa, deixando as portas do clube abertas para uma possível volta", destacou o atacante, sem esconder o desejo de atuar no futebol europeu. "Já comecei a estudar italiano para não ter dificuldades de adaptação." A diretoria do Tricolor admitiu a possibilidade de tentar prorrogar o prazo do empréstimo do passe do atleta, o que dificilmente conseguirá.
Líbero? Carpegiani faz mistério e promete divulgar a escalação da equipe momentos antes do clássico, mas o São Paulo poderá entrar em campo com três zagueiros, numa tentativa de conter o perigoso jogo aéreo do Palmeiras. A novidade seria a volta de Márcio Santos, como líbero. "Conversei com o Carpegiani e parece que ele está disposto a me pôr em campo", disse Márcio Santos.
A experiência do zagueiro seria fundamental para acertar a colocação da defesa nas bolas altas na área tricolor. A única dúvida é saber quem sai da equipe. Os volantes Carabalí e Carlos Miguel são opções. Mas o meia Marcelinho é o principal candidato a deixar o time. O experiente Jorginho, contundido, está fora.

mockup