Rio de Janeiro - O Volta Redonda deu uma aula de futebol no Maracanã ontem e venceu o Fluminense de virada, por 4 a 3, na primeira partida da final do Campeonato Carioca. O título será decidido em novo encontro, no próximo domingo, e o time do interior do Estado pode alcançar a inédita conquista com um simples empate.
Uma vitória do Fluminense por um gol de diferença levará a disputa para a cobrança de pênaltis. O segundo jogo da final do Carioca também será realizado no Maracanã.
A última partida da competição parecia que não teria o menor apelo, tal a forma como o Fluminense iniciou o confronto de ontem. Em cinco minutos, já vencia por 2 a 0. Desenhava-se uma goleada e, não fossem dois gols desperdiçados em seguida pelo atacante Tuta, o Tricolor poderia abrir uma vantagem praticamente irreversível. Na arquibancada, a torcida já comemorava o título e desdenhava do Volta Redonda.
Em campo, os jogadores do Fluminense também não escondiam o excesso de confiança, que o técnico Abel Braga chamou depois de ''desleixo''. Logo após a saída de bola, Tuta sofreu falta perto da área e Preto Casagrande cobrou bem, a 1 minuto, abrindo o placar. Aos 5, Leandro chutou para a defesa parcial de Lugão. Na sequência, Mário César tocou para o próprio gol: Flu 2 a 0.
O Volta Redonda acusou o golpe, mas não demorou a se recompor. Aos poucos, passou a trocar passes com rapidez, envolvendo o Fluminense.
Numa falha grosseira do zagueiro Igor, que não acompanhou o avanço em bloco de seus colegas do Fluminense para deixar os adversários em impedimento, Léo Guerra dominou a bola sem marcação, driblou o goleiro Kléber e diminuiu, aos 45 minutos de jogo.
O Fluminense voltou do intervalo disposto a surpreender novamente no início. Durante 10 minutos, pressionou bastante, mas sem objetividade.
O Volta Redonda buscava os contra-ataques. Num deles, Túlio se antecipou a Kléber e quase marcou: a bola bateu na trave.
Muito bem no jogo, Túlio driblava, dava arrancadas e passes com perfeição. Um deles deixou Adriano Felício diante de Kléber. O meia do Volta Redonda deslocou o goleiro e empatou a partida.
No banco de reservas, o técnico do Fluminense, Abel Braga, levava as mãos à cabeça. Ele ficaria ainda mais nervoso quando Kléber, sem alternativa, cometeu pênalti em Glauber. Túlio cobrou rasteiro e determinou a virada: 3 a 2 para o Volta Redonda.
Faltavam 14 minutos para o fim do jogo e a 'zebra' do Carioca não recuou. Apostou sim em continuar tentando os contra-ataques, com aplicação tática e uma dedicação incomum. As duas equipes alternavam em oportunidades de gol. Aos 39, Schneider cobrou falta com violência, Kléber soltou a bola e Léo Guerra completou com precisão: 4 a 2.
A goleada só não se concretizou porque Tuta, finalmente, conseguiu acertar. Com uma bela cabeçada aos 43 minutos, superou Lugão, fez o terceiro do Fluminense e voltou a esquentar a decisão do próximo domingo.



NO RIO DE JANEIRO

Fluminense 3

Kléber; Gabriel, Igor, Antônio Carlos e Lino; Marcão, Arouca (Leandro Eugênio), Maicon (Radamés) e Preto Casagrande (Alex); Leandro e Tuta. Técnico - Abel Braga.

Volta Redonda

Lugão; Schneider, Alemão, Aílson e Maciel (Hamilton); Jonílson, Mário César (Élson), Adriano Felício (Valtinho) e Glauber; Léo Guerra e Túlio. Técnico - Dário Lourenço.

Árbitro: Djalma José Beltrami

Cartões amarelos - Preto Casagrande, Marcão, Lino, Leandro e Tuta, do Fluminense; e Glauber, do Volta Redonda

Estádio: Maracanã

Gols: Preto Casagrande, a 1 minuto, Mário César (contra), aos 5, e Léo Guerra, aos 45 do 1º tempo. Adriano Felício, aos 16, Túlio, aos 31, Léo Guerra, aos 39, e Tuta, aos 43 do 2º tempo