Depois de três anos, a principal prova do calendário do ciclismo do estado, a Volta Ciclística Internacional do Paraná, voltará a ser realizada nesta semana, entre os dias 23 e 27. A oitava edição do evento vai passar por Londrina, Rolândia, Ibiporã, Bela Vista do Paraíso e Arapongas, e terá na disputa alguns dos melhores ciclistas de estrada do Brasil e da América do Sul.
Realizada pela primeira vez em 2004, a prova ficou ausente do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) nos últimos três anos por conta da falta de patrocínio. O retorno só foi possível agora graças ao contrato firmado com a Caixa, no ano passado. "Ela entrou no calendário de eventos apresentado à Caixa", explicou o diretor da prova, o londrinense Marco Antonio Barbosa.
De acordo com a CBC, o evento está entre as quatro principais competições de estrada realizadas anualmente no Brasil, ao lado das edições disputadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O grande atrativo, segundo Barbosa, é que a competição vale pontos para o American Tur, ranking exclusivo do continente americano. "Isso é importante porque o American Tur define o número de vagas que cada nação tem nos principais eventos internacionais", ressalta o dirigente.
De olho nestes pontos, cerca de 160 atletas do Brasil e mais quatro países da América do Sul começaram a desembarcar em Londrina desde a última segunda-feira. Além de dez equipes brasileiras, cinco equipes estrangeiras estarão presentes: as seleções nacionais de Venezuela e Paraguai, além de equipes de Bolívia e Chile. Entre brasileiros e estrangeiros, o evento reunirá 160 atletas, todos convidados. A definição dos representantes nacionais foi baseada no ranking da CBC.
No histórico da competição, os times nacionais têm sido o grande destaque. Nas sete edições realizadas até aqui, apenas na última em 2010, o título não ficou com representantes nacionais. "A gente acredita que será um grande evento, e a disputa pela vitória será bastante acirrada", comentou Barbosa.

PERCURSO
A prova começa no dia 23, em Bela Vista do Paraíso, com largada prevista às 10 horas em frente à Igreja Matriz. O segundo dia de prova será em Londrina, com largada às 9 horas e chegada em frente ao Jardim Botânico. A terceira etapa terá início também às 9 horas, em Ibiporã. A quarta parte será a mais longa, com previsão de 201 quilômetros a serem percorridos. A partida será às 9 horas, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes. O encerramento acontece no domingo, 27, em Rolândia, com saída às 9 horas ao lado da Igreja Matriz. No total, serão 682 quilômetros percorridos por estradas do norte paranaense.

mockup