Vôlei feminino inicia despedida
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Rafael Souza<BR> Reportagem Local 
O clima de uma equipe às vésperas de uma semifinal de campeonato geralmente é de euforia. Estar tão perto de um título sempre mexe com a cabeça dos atletas. Mas não é bem isso que se vê no elenco do time de vôlei feminino da Unifil/Londrina. No último treino antes da viagem para Araucária, sede da fase final do Estadual, o clima era de despedida.
O motivo? A equipe, atual bicampeã estadual, entra em quadra amanhã para enfrentar a Unibrasil, de Curitiba numa das semifinais já sabendo que fará um de seus últimos jogos. A diretoria da Unifil, mantenedora do projeto, já informou as jogadoras que o maior vencedor do vôlei estadual dos últimos anos sairá de cena na fase final dos Jogos Abertos (Jap´s), que será disputada em Maringá entre os dias 21 e 29 deste mês. "Já estamos até com aviso prévio assinado", conta a capitã Keka.
Desde o início do ano, o time sofre com as incertezas. Patrocinadora desde 2010, quando o projeto foi reativado na cidade, a Sercomtel já demonstrava desde março, quando tentou pela primeira vez romper o contrato, que já não tinha mais interesse. A Unifil relutou e tentou mantê-lo ativo, mas o processo agora tornou-se irreversível. Para complicar ainda mais, a Prefeitura anunciou corte de 25% na verba do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe). "Foi um desrespeito muito grande o que fizeram com a gente", desabafa a capitã. "Estamos treinando desde o início do ano, mas só recebemos três meses", revela a atleta, que exime a Unifil da culpa. "A Unifil ainda deu amparo, fez o que pôde, mas também não pode bancar tudo sozinha".
Apesar de toda esta situação, a jogadora garante que o time vai à quadra disposto a buscar o seu terceiro título estadual consecutivo. "Por conta de tudo isso, nosso time nunca esteve 100% e não está, mas o nosso ano todo foi de superação, e é o que vamos tentar fazer novamente em Araucária, nos superar para buscar o título", prometeu a líder do elenco.
O técnico Reginaldo Asai acredita que um bom resultado nas duas últimas competições ainda possa reverter a situação. "A gente sabe que a manutenção pode depender de muitos outros fatores, mas se a gente conseguir voltar com o título estadual e também dos Jap´s podemos fazer as pessoas olharem com outros olhos", disse, esperançoso.
Diferente dos anos anteriores, a equipe chega para a fase final sem o status de favorita. Depois das seis etapas disputadas, as londrinenses se classificaram com a terceira melhor campanha, com 49 pontos. "A gente sabe que será mais duro, até por quê depois de tudo que aconteceu este ano as adversárias já perderam um pouco do respeito, mas somos as atuais bicampeãs e podemos competir bem", garante o técnico. Se passar pela Unibrasil, dona da segunda melhor campanha, o time de Asai pega na final, no domingo, o vencedor de Círculo Militar e Araucária, primeiro e quarto colocados da primeira fase, respectivamente.


