São Paulo - A seleção brasileira feminina de vôlei terá um duro rival na primeira fase do Campeonato Mundial de 2010, que será disputado no Japão, entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro. Em busca do título inédito, o Brasil caiu no Grupo B, junto com a poderosa Itália, de quem perdeu recentemente. Os outros adversários serão Quênia, República Checa, Holanda e Porto Rico.
Apesar de ser o atual campeão olímpico, o vôlei feminino brasileiro nunca conquistou o título mundial. O máximo que conseguiu foi chegar duas vezes ao vice-campeonato, nas edições de 1994 (em São Paulo) e de 2006 (também no Japão). Por isso, a grande meta da seleção comandada pelo técnico José Roberto Guimarães é justamente essa competição que acontecerá em 2010.
No sorteio dos grupos, realizado ontem, em Tóquio, o Brasil ficou conhecendo seus adversários da primeira fase e também já soube a tabela dos jogos. Jogando sempre na cidade japonesa de Hamamatsu, a seleção brasileira enfrentará, pela ordem, Quênia, República Checa, Holanda e Porto Rico, terminando a etapa inicial justamente contra a Itália.
A Itália venceu o Brasil na última edição da Copa dos Campeões, disputada na segunda semana de novembro, também no Japão. Com isso, as italianas conquistaram o título da competição. E as brasileiras somaram apenas a segunda derrota em 45 jogos neste ano - antes, tinham perdido para a República Dominicana na fase inicial da Copa Pan-Americana, em junho, nos Estados Unidos.
Mas, com exceção da Itália, as outras seleções do Grupo B do Mundial não assustam o Brasil, que deve passar com facilidade para as fases eliminatórias.
As outras chaves do Mundial também foram definidas ontem. O Grupo A, com sede em Tóquio, será disputado por Sérvia, Polônia, Peru, Argélia, Japão e Costa Rica. No C, em Matsumoto, vão jogar Estados Unidos, Alemanha, Croácia, Cuba, Casaquistão e Tailândia. E o D, em Osaka, terá Rússia, Turquia, Canadá, China, Coreia do Sul e República Dominicana.