Rio, 24 (AE) - O Vitória da Bahia garantiu hoje à noite a sua classificação para a semifinal do Campeonato Brasileiro ao conseguir o empate por 1 a 1 contra o Vasco em São Januário. O Vitória foi um time valente, brioso e obteve a classificação na base da raça. Embora o Vasco tenha tido as melhores chances de gol durante todo o jogo, o Vitória foi competente na defesa e no ataque. O atacante Edmundo sem ritmo de jogo voltou ao time depois de afastado 10 dias por indisciplina e até que começou bem a partida, mas depois desestabilizou e teve uma atuação apagada. Mauro Galvão e Baiano marcaram os gols do jogo. O Vitória enfrenta agora o Atlético Mineiro.
Com estádio lotado o Vasco iniciou o jogo em ritmo muito veloz, pressionando o Vitória com arrancadas rápidas pelas laterais e dribles desconcertantes de Felipe e Edmundo. O goleiro Fábio Costa foi bastante acionado nos primeiros minutos da partida, mas foi Rodrigo o autor do lance mais importante da primeira etapa. Ele salvou gol em cima da linha, num toque de Alex Oliveira, quando a torcida do Vasco já comemorava. Juninho também apareceu muito bem no início e criou várias oportunidades de gol. A defesa do Vitória só conseguia deter Juninho com falta. Edmundo, no entanto, era muito bem marcado por Otacílio e começou a ficar nervoso após a metade do primeiro tempo. Ele, inclusive tentou cavar dois pênaltis e discutiu asperamente com o árbitro do jogo.
O Vitória esteve por marcar aos 18 minutos após falha grosseira do zagueiro Odvan. Aproveitando-se do erro o meias Baiano chutou a bola de fora da área e quase enganou Carlos Germano. Logo em seguida, Juninho recebeu lançamento dentro da área, sem marcação mas preferiu passar a bola para Viola, quando poderia ter chutado a gol. Desequilibrado, Viola desperdiçou o ataque e provocou a irritação da torcida.
Aos 27 minutos num contra ataque perdeu gol diante de Fábio Costa. Carlos Germano apareceu no jogo aos 29 minutos com boa defesa em cobrança de falta de Fernando. O Vasco se afobou a partir dos 30 minutos e errou vários passes em jogadas de contra ataque. A torcida já impaciente, pedia pela substituição de Viola. Em todo o primeiro tempo o Vitória soube se defender muito bem e também levou perigo à defesa do Vasco nos ataques de Tuta e Cláudio. O time baiano também chegou a exercer marcação na saída de bola do Vasco.
A maior preocupação do Vasco nesta etapa era conter o nervosismo dos jogadores mais jovens, como Maricá, Fabiano e Fabrício. Lopes também vivia a expectativa de que Odvan pudesse voltar a jogar com mais calma, o que não aconteceu no primeiro tempo.
Os dois times voltaram para o segundo tempo mais lentos, mas o Vasco continuou no ataque e logo aos 3 minutos Edmundo perdeu boa chance em passe de Donizete. O nervosismo do vasco aumentava a medida que o gol não saia. Num lance que pode demonstrar esse descontrole do Vasco ocorreu aos 12 minutos quando Edmundo, de dentro da área, sem marcação, chutou forte e a bola saiu na lateral.
O Vasco abriu o placar aos 14 minutos após cobrança de falta de Juninho e que Mauro Galvão completou de cabeça. O zagueiro surgiu de surpresa e surpreendeu a zaga do Vitória. Logo após o gol o Vasco esteve por marcar outras duas vezes por intermédio de Donizete e de Edmundo. O Vitória não se desorganizaou mesmo com a desvantagem e empatou a partida aos 24 minutos, numa ótima cobrança de falta de Baiano. Com o empate, foi a vez do Vitória passar a ter o domínio do jogo. Numa saída de bola errada da defesa vascaína, Tuta obrigou Carlos Germano a fazer a defesa mais difícil do jogo.
Aos 44 minutos Juninho foi à linha de fundo e chutou forte. O goleiro Fábio Costa deixou a bola sair de suas mãos e Donizete chutou na trave e aos 46 Tuta perdeu diante de Carlos Germano. Ficha Técnica: Vasco 1 x 1 Vitória. Gols: Mauro Galvão, aos 14 e Baiano, aos 24 minutos do segundo tempo. Vasco: Carlos Germano; Maricá, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Fabiano Eller(Nasa), Fabrício Carvalho, Juninho e Alex Oliveira(Cristiano); Edmundo e Viola(Donizete). Técnico; Antonio Lopes. Vitória: Fábio Costa; Rodrigo, Moisés, Elói e Leandro; Baiano, Otacilio, Fernando e Jiancarlo(Preto); Cláudio(Pedro Paulo) e Tuta. Técnico: Toninho Cerezzo Juiz: Oscar Roberto Godóy Renda: R$ 146.648,00 Público: 18.331 pagantes Cartão Amarelo: Otacilio, Odvan, Edmundo, Maricá Local: São Januário