Vitória com sabor amargo para África
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 22 de junho de 2010
Leandro Silveira<br>Agência Estado 
São Paulo - Anfitriã da Copa do Mundo, a África do Sul foi eliminada ontem mesmo com a vitória por 2 a 1 sobre a França, em partida disputada no Estádio Free State, na cidade de Bloemfontein, e se tornou o primeiro país-sede do torneio a cair na primeira fase. Superados pela segunda vez no Mundial, os franceses também deram adeus à competição.
O Uruguai, com sete pontos, e o México, com quatro pontos e saldo positivo de um gol, são as equipes do Grupo A da Copa do Mundo que avançaram às oitavas de final. A África do Sul terminou em terceiro lugar na chave, com quatro pontos e saldo negativo de dois gols. Já a França foi a lanterna da chave, com três pontos.
Eliminado, o técnico Carlos Alberto Parreira ao menos pôde comemorar o fim de um incômodo jejum. O treinador ainda não havia vencido uma partida de Copa do Mundo dirigindo uma seleção que não fosse a brasileira. Já a França se tornou a terceira seleção vice-campeã a ser eliminada na primeira fase da Copa seguinte. A Hungria e a Itália caíram precocemente nos Mundiais de 1958 e 1974, respectivamente.
Após um início de jogo equilibrado, os sul-africanos abriram o placar com um gol marcado por Khumalo, aproveitando falha do goleiro Lloris, e passaram a pressionar a França após a expulsão de Gourcuff. Assim, chegaram ao segundo gol com Mphella e passaram a acreditar na possibilidade de se classificarem às oitavas de final da Copa do Mundo. A equipe anfitriã, porém, falhou no segundo tempo ao perder vários gols e acabou sofrendo um, que pôs fim ao sonho de ir mais longe em casa. O único gol francês na Copa foi marcado por Malouda, que recebeu passe preciso de Ribery.
Mal-educado
Uma imagem chamou a atenção logo após o triunfo sul-africano sobre a França. Quando o brasileiro Carlos Alberto Parreira partiu para cumprimentar o treinador adversário, Raymond Domenech, este simplesmente tirou a mão e ainda esboçou duras reclamações contra o treinador da África do Sul.
''Praticamente não houve diálogo, lamento muito o que ocorreu. Fui cumprimentá-lo, até por educação e gentileza. Sei que não será mais técnico da França após a Copa, e não entendi nada. Ele falou que eu tinha ofendido a equipe dele, mas em nenhum momento isso aconteceu'', lamentou Parreira.
EM BLOEMFONTEIN
França 1
Lloris; Sagna, Gallas, Squillaci e Clichy; Diaby, Diarra (Govou), Gignac (Malouda), Gourcuff e Ribery; Cisse (Henry). Técnico: Raymond Domenech
África do Sul 2
Josephs; Ngcongca (Gaxa), Mokoena, Khumalo e Masilela; Sibaya, Khuboni (Modise), Tshabalala e Pienaar; Mphela e Parker (Nomvethe). Técnico: Carlos Alberto Parreira
Árbitro: Oscar Ruiz (Colômbia)
Estádio: Free State
Gols: Khumalo, aos 20, e Mphela, aos 37 minutos do 1º tempo; Malouda, aos 25 minutos do 2º tempo
Cartão amarelo: Diaby
Cartão vermelho: Gourcuff


