VISÃO DE JOGO: Experiência e gestão
Flamengo, Palmeiras, Bahia e Fortaleza são bons exemplos de gestão na atualidade
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de maio de 2025
Flamengo, Palmeiras, Bahia e Fortaleza são bons exemplos de gestão na atualidade
Julio Oliveira

A crise que vive o Vasco da Gama parece não ter fim. É uma sequência de derrotas e derrotas em todos os setores do futebol. E nem parece um time profissional. Os sucessivos rebaixamentos e a falta de um grande título têm deixado o torcedor envergonhado. E nesse intervalo negativo, os rivais diretos só comemoram: o Fluminense venceu uma Libertadores, o Botafogo saiu do jejum com dois títulos no mesmo ano e o Flamengo se tornou o principal clube do país.
Escolhas duvidosas levam a um longo período de recuperação de uma rota vencedora. O Vasco tem pago por ter passado muitos anos nas mãos de Eurico Miranda, criando uma cultura de poder que foi, na verdade, ilusória porque o clube não conseguiu ter vida sem ele. Roberto Dinamite, o maior jogador da história do clube, foi a tentativa de um novo caminho e sucumbiu.
A disputa pelo poder interno levou a escolha de uma SAF equivocada. Resultado: mais prejuízo. O ex-jogador Pedrinho, apaixonado pelo clube, surge com a melhor intenção do mundo se tornando presidente e também alvo fácil pelos enganos em escolhas. Está repetindo Dinamite. Experiência em campo não é o suficiente para gerir pessoas e conflitos. O bom gestor se forma na habilidade política, experiência executiva, visão estratégica e muita liderança.
Pedrinho foi companheiro recente no Grupo Globo como comentarista. Foi o mais lúcido destes últimos tempos no entendimento do jogo, mas vive na marca do pênalti desde o primeiro dia como presidente. E agora está sendo atacado por Edmundo, ídolo da mesma torcida que já ovacionou Pedrinho.
Ex-jogador tem que cuidar do campo, médico do departamento médico, nutricionista planeja a alimentação, marketing se preocupa com a imagem e analista de desempenho faz estatística. Quando as coisas se misturam apenas por empirismo o prejuízo é grande. A vitória no último sábado dá um fôlego até a próxima crise.
Flamengo, Palmeiras, Bahia e Fortaleza são bons exemplos de gestão na atualidade e deveriam ser espelhados pelo Vasco, não deixando que somente a paixão seja a essência para gerir um clube.

