A Cidade Luz está ainda mais luminosa. Durante duas semanas os grandes astros do tênis desfilam pelo complexo de Roland Garros. E para acentuar esse brilho, o Paris faz a população enlouquecer com o título inédito da Champions League. Êxtase. Glória. Festa.

A partida da final é um capítulo à parte. Um jogo de excelência do time de Luís Henrique, que foi soberano absoluto. Mas a história dentro de um contexto mais amplo é ainda mais especial. Do investimento milionário buscando várias formas de “comprar” esse sonho até ao formato mais simples combinando dedicação e união.

O time que empilhou estrelas nos últimos anos para fazer história, está entrando para a história com o coletivo. O modelo Luís Henrique abriu mão de nomes consagrados para distribuir forças dentro de um projeto que potencializou uma identidade. O PSG ganhou cara de time de verdade e deixou para trás a marca de um clube só com poder financeiro.

Não é fácil convencer um milionário que o dinheiro não é tudo, que não é só comprar os melhores e ir buscar troféus. É preciso responder com resultados que fortaleçam esse caminho. E as primeiras respostas vieram com uma nova interação de torcida e time. A relação com a marca PSG mudou quando foi percebida uma maior identificação daqueles que vestiam a camisa do clube, vivendo uma história e não somente “passando” um tempo em Paris.

O futebol é coletivo e, muitas vezes, isso é esquecido quando os gênios são protagonistas. Você pode ter o gênio e não ter controle sobre o todo ou pode escolher o coletivo e guiar uma rota vencedora. Luís Henrique não foi um fora de série dentro de campo, mas foi um excelente jogador e leva isso em sua carreira de técnico, mostrando que a força está em um grupo inteligente, coeso, bem treinado e com objetivo único: unidade.

O título do Paris Saint-Germain ressignifica o futebol contemporâneo, mas a maior lição está para o próprio clube: poder não é garantia de sucesso. Humildade, organização, dedicação e perseverança levam a caminhos mais sólidos mesmo que precisem de mais tempo para serem percorridos.

mockup