São Paulo – O atacante Vini Jr., da Seleção Brasileira e do Real Madrid, será um dos grandes homenageados do Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2024, recebendo o Troféu Glória Maria de Personalidade do Ano por sua destacada atuação no combate ao racismo dentro e fora dos campos.

Além de celebrar a trajetória do atleta, o prêmio, organizado por Jornalistas&Cia, em parceria com Neo Mondo, 1 Papo Reto e a Rede JP, também reconhece os principais jornalistas negros do Brasil, consolidando-se como uma das maiores iniciativas de diversidade e inclusão no setor.

Este ano, 441 indicações foram feitas, abrangendo jornalistas de todas as regiões do Brasil, dos quais 121 avançaram para a segunda fase da votação, que definirá os 50 jornalistas negros mais admirados do país. A região Sudeste é a que concentra o maior número de finalistas, com 81 nomes selecionados. O Centro-Oeste conta com 16 representantes, o Nordeste com 12, e as regiões Norte e Sul com seis profissionais cada.

Além da categoria principal que consagra os Top 50 Jornalistas +Admirados, a premiação contempla outras categorias, como Profissionais de Imagem (foto e vídeo) e Veículos de Comunicação. Na categoria Veículo Geral, 48 indicações resultaram em 14 finalistas. Já entre os Veículos liderados por jornalistas negros, 27 veículos avançaram para o segundo turno, escolhidos entre 81 indicações.

Votação e categorias

O segundo turno da votação já está aberto e pode ser acessado pelo público no portal da premiação. Jornalistas, profissionais de comunicação e interessados na área têm a oportunidade de participar, escolhendo até cinco finalistas em cada categoria: Top 50 Jornalistas +Admirados, Top 5 Profissionais de Imagem, Top 5 Veículos Gerais e Top 5 Veículos liderados por jornalistas negros ou negras. O processo de votação é uma oportunidade para que o público contribua na escolha dos profissionais que vêm promovendo mudanças importantes no cenário jornalístico brasileiro.

A edição de 2023 do prêmio consagrou a jornalista Zileide Silva, da Rede Globo, que foi eleita a Jornalista Negra Mais Admirada do Brasil, consolidando seu legado na imprensa brasileira. Zileide foi seguida por Maju Coutinho, também da Globo, e Semayat Oliveira, do Nós, Mulheres da Periferia. Entre os veículos, a Revista Raça, pioneira na divulgação da cultura e conquistas da população negra, levou o prêmio na categoria Veículos Liderados por Jornalistas Negros, enquanto a TV Cultura venceu como Veículo Geral. Na categoria Profissionais de Imagem, a repórter cinematográfica Andreza Oliveira, da Rede Globo, foi a vencedora.

Cerimônia de premiação

A cerimônia de premiação será realizada no dia 11 de novembro, no Itaú Cultural, em São Paulo. Durante o evento, além de homenagear o jogador, serão anunciados os jornalistas TOP 10 mais admirados do Brasil, além dos campeões em categorias específicas, como a de profissionais de imagem (foto e vídeo), e os vencedores regionais. O momento também contará com homenagens especiais, entre elas o Troféu Luiz Gama, que será concedido aos jornalistas Valdice Gomes e Dennis de Oliveira, em reconhecimento às suas décadas de contribuição ao jornalismo e à luta por direitos humanos.

NOMES EM DESTAQUES

Entre os nomes que concorrem à premiação estão a repórter Dulcinéia Novaes, da RPC e que já trabalhou na Folha de Londrina, a apresentadora do Fantástico (TV Globo) Maju Coutinho, Karine Alves (TV Globo/Sportv), Luiz Teixeira (Sportv/GE), Manoel Soares (Bombou), Paulo César Vasconcellos (Sportv), Rita Batista (TV Globo/GNT), Zileide Silva (TV Globo), Rebeca Borges (CNN Brasil) e uma dezena de outros jornalistas e repórteres fotográficos e cinematográficos.

Confira a lista completa em https://www.jornalistasecia.com.br/edicoes/jornalistasecia1477A.pdf

O Prêmio +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira conta com Patrocínio Ouro da Unilever, Patrocinio Bronze de DOW e LATAM, apoio institucional de GSS e apoio do Itaú Cultural. (Com assessoria de imprensa)