Vettel celebra 'grande passo' na busca do tri
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de outubro de 2012
Tatiana Cunha <br> Folhapress 
Suzuka, Japão - Perfeito. Assim foi o final de semana do GP do Japão para o alemão Sebastian Vettel. Pole, melhor volta da corrida e vitória de ponta a ponta. Como se não bastasse, seu maior adversário na disputa pelo título, Fernando Alonso, nem chegou à primeira curva em Suzuka, o que fez com que sua vantagem na ponta da classificação despencasse de 29 para apenas quatro pontos com cinco etapas para o final do Mundial de F-1.
''Ainda temos um longo caminho pela frente e vou ser muito cuidadoso ao falar sobre o campeonato'', disse o piloto da Red Bull após conquistar sua terceira vitória em 2012, a terceira em Suzuka e a 24 da carreira, o que o fez empatar com Juan Manuel Fangio como o nono piloto a mais ter vencido na categoria.
''Realmente não poderia ter sido melhor. Raramente conseguimos um fim de semana assim e temos que aproveitar. Sei que demos um grande passo na disputa pelo título, mas já vimos várias vezes neste ano como as coisas podem mudar rapidamente, e ninguém sabe o que vai acontecer na próxima corrida'', completou Vettel, 25.
Largando em primeiro pelo quarto ano consecutivo no Japão, o alemão manteve a dianteira e não viu pelo retrovisor o toque de Alonso e Kimi Raikkonen que acabaria com o GP do ferrarista.
Na tentativa de defender a sexta posição da qual havia partido, o pneu traseiro esquerdo da Ferrari de Alonso tocou na asa dianteira da Lotus do finlandês, o que fez com que o espanhol perdesse o controle de seu carro e rodasse, tendo de abandonar.
''Não sei o que o Kimi estava tentando fazer porque ele simplesmente não me deixou espaço nenhum'', esbravejou o espanhol, que, pela segunda vez neste ano, deixa de marcar pontos numa corrida.
Vettel vibrou muito no pódio ao lado do brasileiro Felipe Massa, o segundo colocado, e Kamui Kobayashi, que conseguiu, em casa, o melhor resultado da carreira.
Escorregão
Fazia tanto tempo que Felipe Massa não subia no pódio que o piloto brasileiro protagonizou a cena mais engraçada do final de semana. Após receber o troféu pela segunda colocação, em Suzuka, ele escorregou, chutou a garrafa de champanhe, que estourou antes da hora.
Meio sem graça, Massa espirrou a bebida e voltou para o seu lugar, do lado esquerdo de Sebastian Vettel, o vencedor. Embaixo do pódio, seu engenheiro, Rob Smedley, ria e dizia: ''Finalmente''.
Era o fim de um jejum que durava 35 corridas e vinha desde o GP da Coreia do Sul de 2010, quando foi terceiro. ''Estou muito feliz e, claro, aliviado por voltar ao pódio depois de quase dois anos, um lugar que eu estava acostumado a subir sempre. Estava com saudade'', afirmou Massa, ainda emocionado.



