SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O GP de Mônaco de Fórmula 1, realizado na manhã deste domingo (23), acabou com vitória tranquila de Max Verstappen (Red Bull). De quebra, o jovem de 23 anos ultrapassou Lewis Hamilton na classificação e passou a liderar, pela 1ª vez em sua carreira, o campeonato de pilotos: 105 pontos contra 101 do britânico.

Imagem ilustrativa da imagem Verstappen vence GP de Mônaco e vira líder em dia de caos para Mercedes
| Foto: Eduardo Knapp/Folhapress/17-11-2019

Carlos Sainz (Ferrari) e Lando Norris (McLaren) fecharam o pódio da corrida, seguidos de Sergio Pérez, também da Red Bull.

O dia foi de caos para a Mercedes, que viu um apagado Lewis Hamilton fechar a prova apenas em 7° e Valteri Bottas abandonar por problemas na remoção de uma roda de seu carro. A escuderia alemã, aliás, perdeu a 1ª posição no campeonato de construtores para a equipe de Verstappen.

Antes da corrida, a Ferrari informou que Charles Leclerc, dono da pole position, não estava apto para correr. Isso porque o carro do monegasco sofreu problemas após a batida no treino classificatório de ontem, fato que impediu a sua participação na prova.

Sem Leclerc, o espaço destinado ao líder, localizado na parte de dentro da 1ª curva, ficou vago. Coube a Verstappen, portanto, colocar o carro ligeiramente na diagonal antes das luzes vermelhas se apagarem.

Assim que foi dada a largada, o jovem da Red Bull fechou as portas de Bottas e se manteve na 1ª posição. Sem batidas, o destaque do começo da prova ficou com Fernando Alonso, que ultrapassou dois adversários.

Em uma pista fechada e estreita, grandes ultrapassagens não foram vistas até a primeira parada nos boxes.

NÃO ERA DIA DA MERCEDES

Hamilton foi o primeiro piloto do pelotão da frente a fazer o seu pit stop, já na volta 30. O britânico, que estava em 6°, surpreendeu ao colocar pneus duros para a sequência da corrida, mas não conseguiu imprimir um bom ritmo e acabou sendo superado por Sebastian Vettel e Pierre Gasly, que foram mais rápidos na parada.

"O que está acontecendo?", perguntou o heptacampeão à equipe, visivelmente irritado, após ver os rivais voltarem dos boxes na sua frente.

Duas voltas depois, foi a vez de Bottas ter problemas. Isso porque os mecânicos da Mercedes tiveram dificuldades para a remoção de uma porca na roda dianteira do carro do finlandês. Diante de segundos preciosos perdidos, a equipe optou por tirar o seu piloto de número dois da corrida.

RED BULL CRAVA ESTRATÉGIA

Quem se deu bem na estratégia de pit stop foi a Red Bull. Pérez adiou sua parada por algumas voltas e, sem trânsito, aproveitou para engatilhar as voltas mais rápidas do GP. A aposta deu certo: ao trocar seus pneus, o mexicano voltou na 4ª posição, superando Gasly e Hamilton.

FINAL TRANQUILO

Sem grandes emoções, a partida final da corrida teve Hamilton aproveitando a grande vantagem para o 8° colocado para apostar: o britânico voltou a usar pneus macios para garantir a volta mais rápida da corrida e fazer o ponto extra. Funcionou: logo depois do pit stop, o piloto da Mercedes conseguiu cumprir com o seu objetivo.

SOBERANO!

Sereno, Verstappen conduziu a Red Bull com tranquilidade - e velocidade. O jovem acabou a prova mais de nove segundos à frente de Sainz.

RESULTADO FINAL

1º - M. Verstappen (Red Bull) 78 voltas

2º - C. Sainz (Ferrari) +8.968

3º - L. Norris (McLaren) +19.427

4º - S. Pérez (Red Bull) +20.490

5º - S. Vettel (Aston Martin) +52.591

6º - P. Gasly (Alpha Tauri) +53.896

7º - L. Hamilton (Mercedes) +1:08.231

8º - L. Stroll (Aston Martin) +1 volta

9º - E. Ocon (Alpine) +1 volta

10º - A. Giovinazzi (Alfa Romeo) +1 volta

11º - K. Raikkonen (Alfa Romeo) +1 volta

12º - D. Ricciardo (McLaren) +1 volta

13º - F. Alonso (Alpine) +1 volta

14º - G. Russel (Williams) +1 volta

15º - N. Latifi (Williams) +1 volta

16º - Y. Tsunoda (Alpha Tauri) +1 volta

17º - N. Mazepin (Haas) +3 voltas

18º - M. Schumacher (Haas) +3 voltas

Não completou:

V. Bottas (Mercedes)

Não largou:

C. Leclerc (Ferrari)