SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Max Verstappen dominou a segunda sessão de treinos livres do Grande Prêmio da Canadá de Fórmula 1 nesta sexta-feira (17). O atual campeão mundial foi o piloto mais rápido do treino desde o início e fechou a sessão com o tempo de 1min14s127; as Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz vieram logo atrás.

Os pilotos chegaram a ser avisados sobre a possibilidade de uma forte chuva nos 10 minutos finais do treino, mas o tempo permaneceu estável até o fim da sessão.

Verstappen liderou a sessão de treinos livres de ponta a ponta e a primeira colocação repetiu o desempenho do treino realizado mais cedo. Sergio Perez, seu companheiro de equipe, não encontrou o melhor desempenhou e ficou apenas na 11ª posição.

Leclerc foi o único que ameaçou a liderança de Verstappen. O monegasco foi 0s081 mais lento que o piloto da Red Bull. Sainz, o terceiro colocado da sessão, ficou a 0s225 da volta do atual campeão mundial.

Lewis Hamilton, que vem enfrentando problemas com o carro da Mercedes, fez o 13º melhor tempo. George Russell, seu companheiro de equipe, andou na frente mais uma vez e ficou em 7º.

Terceiro colocado no primeiro treino livre, Alonso, da Alpine, repetiu o bom desempenho e chegou a ficar entre os três primeiros, mas fechou a classificação em quinto lugar. A quarta colocação foi de outro campeão mundial: Sebastian Vettel, da Aston Martin.

Valtteri Bottas teve problemas em sua Alfa Romeo e foi o único piloto a não marcar tempo na segunda sessão de treinos livres.

O atual campeão Max Verstappen (Red Bull) vem de vitória no Azerbaijão, lidera o Mundial de Pilotos com 150 pontos e é seguido pelo companheiro Sergio Perez (129). Em seguida estão Charles Leclerc (Ferrari), com 116, e George Russell (Mercedes), com 99 pontos. Nos construtores, a vantagem da Red Bull sobre a Ferrari é de 80 pontos (279 a 199).

Os pilotos retornam à pista neste sábado (18), às 14h, para a terceira sessão de treinos livres. Logo depois, às 17h, ocorre o treino que define o grid de largada.