SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Max Verstappen foi o mais rápido dos treinos livres desta sexta-feira (5) do GP de Miami de Fórmula 1. O piloto da Red Bull registrou a melhor volta em 1min27s930.

Ele foi seguido no pódio do TL2 por Carlos Sainz e Charles Leclec, ambos da Ferrari, que fizeram tempos de 1min28s315 e 1min28s398, respectivamente. Perez e Alonso completaram o top-5.

Verstappen já havia dominado a primeira sessão, mas foi surpreendido na última volta e acabou ficando em quarto.

Leclerc causou uma bandeira vermelha quando o relógio marcava dez minutos para o fim e paralisou o treino por cerca de seis minutos. Ele perdeu o controle do carro, mas conseguiu frear e evitou uma batida mais forte.

Os pilotos voltam ao Autódromo Internacional de Miami neste sábado (6), às 13h30 (de Brasília), para a largada do terceiro treino livre. O classificatório para a corrida ocorrerá às 17h — a Bandsports transmite os eventos na TV fechada.

COMO FOI O TL2

A segunda sessão contou com tempo limpo e sem chuvas em Miami, assim como havia sido na atividade anterior, mais cedo.

Leclerc e Verstappen alternaram na ponta no início até o holandês se firmar com o melhor tempo.

Norris chegou a liderar com cerca de 20 minutos de atividade e a McLaren também viu Piastri fucar em segundo. No entanto, a dobradinha só durou uma volta.

O atual bicampeão retomou a dianteira perto da metade do treino e não foi mais incomodado até o fim, seguido pela dupla da Ferrari.

Leclerc acionou bandeira vermelha faltando dez minutos. O monegasco rodou na pista e terminou com o carro na barreira de proteção, mas saiu caminhando do veículo antes de pegar carona em uma scooter.

O TL2 foi retomado com menos de quatro minutos. Os outros 19 pilotos retornaram à pista, mas o pódio final não foi alterado. Lewis Hamilton ficou em sétimo.

COMO FOI O TL1

Hamilton assumiu a dianteira no início, mas foi logo ultrapassado por Verstappen. Leclerc também se colocou entre os primeiros no decorrer da sessão, enquanto o holandês foi melhorando a sua marca.

Hulkenberg chegou a desbancar Verstappen perto da metade da atividade, mas não durou muito tempo na ponta. O bicampeão mundial retomou rapidamente o posto com o tempo mais rápido.

O próprio Hulkenberg causou uma bandeira vermelha ao perder o controle, girar sozinho e se chocar com as barreiras de proteção quando o relógio marcava 25 minutos restantes. A batida não foi grave e o piloto alemão da Haas deixou o veículo andando, mas o carro precisou ser rebocado.

A pista foi liberada faltando 17 minutos para o fim e Russell fez o melhor tempo na última volta. Enquanto Hulkenberg não voltou para a pista, Hamilton e Leclerc também superaram a marca de Verstappen no limite da atividade.

GP DE MIAMI

A 5ª corrida do ano tem início às 16h30 de domingo (7). Apenas pilotos da Red Bull Racing venceram nas primeiras quatro provas de 2023 —dois triunfos de casa.

O atual bicampeão Verstappen é o líder da temporada, com 93 pontos conquistados. Ele é seguido de perto por Sérgio Perez, seu parceiro de equipe, que tem 87. Fernando Alonso, da Aston Martin, é o terceiro, com 60.