SÃO PAULO, SP (uOL-FOLHAPRESS) - Sem a chuva que tinha 80% de probabilidade de cair em Silverstone segundo as previsões, mas com ventos muitos fortes, o terceiro treino livre para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 aconteceu na manhã deste sábado (2) e teve Max Verstappen como marcador do melhor tempo. O piloto da Red Bull alcançou 1min27s901 a mais ou menos 15 minutos para o fim da atividade.

SÃO PAULO,SP (UPL-FOLHAPRESS) - Sergio Perez, companheiro de Verstappen na Red Bull, cravou o segundo melhor tempo, mas com quatro décimos a menos. Charles Leclerc (Ferrari), George Russel (Mercedes), Lewis Hamilton (Mercedes) e Carlos Sainz (Ferrari) completam as duas filas seguintes.

O treino classificatório para o GP começa às 11h (de Brasília). É o mesmo horário da corrida no domingo.

A atividade deste sábado ficou marcada pelo domínio de Max Verstappen desde o começo, apesar da competitividade de Charles Leclerc, Sergio Perez, George Russell e Lewis Hamilton. O piloto inglês foi à pista com 12 minutos do treino já decorridos. Já Max apareceu depois de 19 minutos e tomou a dianteira com pouquíssimo tempo ao marcar 1min28s541, quase meio segundo acima de Leclerc, que tinha feito o melhor tempo na sua sexta volta. Verstappen, na primeira. Depois, o holandês subiu as marcas outras três vezes e acabou como o único abaixo de 1min28s.

As Ferraris tiveram pequenos problemas ainda na primeira metade do TL3. Leclerc perdeu a traseira num erro na curva 7 e Carlos Sainz escapou da pista. Via rádio, o espanhol reclamou que os problemas nas curvas de alta velocidade que o carro tinha apresentado no primeiro dia de treinos livres se repetiram. Curiosamente, Sainz tinha alcançado o melhor tempo ontem (1).

Na Mercedes, a função foi elogiada por George Russell, que disse que "não está saltando" para a alegria dos mecânicos nos boxes, e criticada por Hamilton já na reta final da atividade: "Está pulando bastante", disse, sobre a traseira de seu carro.

Antes, perto de completar a primeira meia hora de treino, Lewis Hamilton aproveitou a boa fase da Mercedes em Silverstone e também os problemas das Ferraris para cravar o segundo melhor tempo da sessão: 1min28s697. Voltou a subir na sequência, apenas pouco mais de um décimo atrás de Verstappen.

Charles Leclerc conseguiu se recuperar na segunda metade dos treinos livres. O monegasco alcançou 1min28s388, superou Lewis Hamilton e ficou apenas 0s002 atrás do líder Verstappen. O holandês reagiu rápido, com os melhores primeiro e segundo setores e já botando 0s4870s em Leclerc. Líder é líder. A Red Bull reagiu também com Sergio Perez, que até então tinha tido poucos highlights na atividade, ao cravar o segundo melhor tempo, com 1min28s311.