Venezuela sonha em chegar às quartas-de-final
Valmir Denardin
O principal objetivo da Venezuela na Copa América é conseguir o feito histórico de passar às quartas-de-final do torneio. Nas dez participações anteriores, a seleção - considerada a pior da América do Sul - foi eliminada na primeira fase. Depois do Brasil, a Venezuela enfrenta o Chile, no sábado, e o México, na próxima terça-feira. Classificam-se os dois primeiros de cada grupo, além dos dois melhores terceiros colocados.
Para nós, o importante é manter o mesmo nível nos três jogos, independentemente de resultados, disse à Folha o técnico da Venezuela, o argentino José Omar Pastoriza. Se fizermos (a partida de hoje) com ordem e equilíbrio, daremos mais trabalho ao Brasil, completou o enigmático treinador, ex-volante da seleção argentina, sem antecipar detalhes do esquema tático, nem a escalação da sua equipe.
É hábito de Pastoriza divulgar a lista de atletas que entrarão em campo apenas 20 minutos antes dos jogos. A Venezuela não tem nada a perder. Por isso, vai arriscar tudo amanhã (hoje), afirmou um integrante da delegação.
O goleiro Renny Vega se preparou durante seis meses na seleção para tentar parar hoje os artilheiros dos campeonatos italiano (Amoroso) e espanhol (Rivaldo). Tenho apenas 19 anos e, para mim, é um sonho enfrentar os melhores e mais caros jogadores do mundo, declarou Vega, citando o atacante Ronaldo, além de Amoroso e Rivaldo.
Depois da Copa América, o goleiro, revelado pelo Nacional Tachira, poderá conviver mais de perto com seus ídolos. Ele foi contratado pela Udinese, da Itália. Vega só obteve a posição de titular da seleção após a desistência de Rafael Dudamel - destaque na Libertadores atuando pelo Deportivo Cali, da Colômbia.
Se o sonho de Renny Vega é impedir o gol de seus ídolos, o objetivo do atacante Noriega é marcar pelo menos um gol no Brasil hoje. No Sul-Americano Juvenil, disputado no Chile em 97, Noriega fez quatro gols contra o Brasil. Um dos jogos - o empate em 2 a 2 - foi considerado um dos melhores resultados já conseguidos pela Venezuela em partidas oficiais. Noriega é outro venezuelano vendido ao futebol italiano. Após a Copa, ele vai para o Torino.





