Alguém arrisca um palpite?

Depois de muitos anos a Fórmula 1 não tinha um campeonato como o deste ano. Faltando apenas três etapas para o final da temporada Monza (hoje), Estados Unidos e Japão não dá para afirmar quem será o campeão. E, melhor que isso, todos estão juntinhos: Michael Schumacher, Ferrari, tem 72 pontos; Juan Pablo Montoya, Williams, 71; e Kimi Raikkonen, McLaren, 70. Dá para dizer quem vai ficar com o título? Eu não arriscaria.
O que se dá para dizer é que Montoya tem boas possibilidades de vencer hoje. Mas também pode nem terminar a corrida. Já Schumacher, apesar da fase da Ferrari, se não vencer, chega entre os primeiros. Raikkonen está naquela de olhar a briga entre o alemão e o colombiano para ver no que vai dar.
E, nesta disputa toda, também pode ser que o vencedor saia entre Ralf Schumacher, Rubens Barrichello, David Coulthard ou Fernando Alonso. Por isso mesmo, dos três primeiros, quem vencer hoje, sai na frente.
- Sem patrocínio há oito meses, a piloto Suzane Carvalho não teve outra saída a não ser vender adesivos, bonés, camisetas e imãs com sua mascote. Isso tudo porque ela é a única mulher do mundo que conquistou um título na Fórmula 3 e a única brasileira a correr no exterior. Mas não é de se estranhar a rara presença de mulheres nas pistas. No Brasil, além de Suzane, temos a Cristina Rosito e a Letícia Zanetti, na Brascar; a Débora Rodrigues, na Fórmula Truck; a Maria Christina Moreira, na Pick-up Racing; e a Bia Figueiredo, na Fórmula Renault. Antigamente algumas categorias 'colocavam' mulheres para chamar a atenção do público. Hoje isso não acontece mais. Esperamos que a Suzane esteja nas pistas em 2004. Quem quiser ajudar, o e-mail da piloto é: [email protected]
- Opções é que não faltam hoje para quem curte motos. Em Londrina, no autódromo, as potentes superbikes; no Distrito de Paiquerê, o motocross promete agitar o dia; e em Cambé, o melhor do enduro. É só escolher.
- O que vem por aí: no próximo final de semana (20 e 21) os destaques da velocidade serão mais duas etapas do Sul-Americano de Fórmula 3, em Londrina, no sábado e domingo. Ainda no Paraná, em Jaguapitã, acontece etapa da Copa Norte de Jeep Raid; com Paranaense de Motocross em Santa Fé e Copa Trail Clube de Curitiba em Palmeira.
Por falar em motos, o Mundial de Motovelocidade desembarca no Rio de Janeiro para a 12 etapa da temporada, com destaque para a categoria MotoGP, na qual o italiano Valentino Rossi é o grande nome.
No exterior, o curitibano Augusto Júnior pode dar um grande passo rumo ao título da F-3000 européia, em prova que será realizada na República Tcheca, enquanto Hélio Castro Neves, Gil de Ferran e Tony Kanaan tentam se manter nas primeiras colocações na IRL, que tem corrida em Fontana, na Califórnia.

Alberto Macedo - [email protected]

mockup