A velha polêmica de quem é o melhor da F-1

Passados sete anos da morte de Ayrton Senna, seu nome continua ainda bem vivo na memória dos amantes do automobilismo de todo o mundo. Recentemente a revista italiana Autosprint fez uma pesquisa junto a seus leitores de quem seria o piloto do século e, entre tantas feras, deu o tricampeão mundial que morreu de forma trágica no dia 1º de maio de 1994, no circuito de Ímola, na Itália. Senna venceu mitos como Juan Manuel Fangio e o melhor piloto dos últimos anos, o alemão Michael Schumacher.
E esta dúvida de quem seria o melhor entre Senna e Schumacher, é assunto constante em qualquer roda onde se discute alguma coisa sobre o automobilismo. Uns veneram o brasileiro e dizem que se ele estivesse ainda competindo, Schumacher não seria tetracampeão. Outros dizem que seria interessante este duelo atualmente. Poucos diriam que o alemão é realmente melhor e se ambos estivessem em ação, daria o piloto da Ferrari.
Qualquer discussão em que entre comparações, sempre haverá polêmica. Dirão uns que Senna corria em uma época cheia de 'feras', como Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet, entre outros que fariam bonito hoje, onde o dinheiro está trazendo muita gente sem condições para a categoria. Outros irão observar que os tempos mudaram, a tecnologia é bem avançada e que o brasileiro não teria chance hoje. E aí começam as divergências.
Se Senna foi o que foi naquela época, o que faria hoje com toda esta parafernália eletrônica à disposição? E Schumacher, se corresse com todas aquelas 'feras', teria condições de ditar as regras como faz hoje? É muito complicado ter um definição de como seria esta disputa.
Por isso que o esporte tem destas coisas gostosas. A dúvida, a discussão e, principalmente, a paixão. Cada um puxando a sardinha para seu lado. E esta polêmica envolvendo Senna e Schumacher vai continuar por muitos e muitos anos. Mas cá para nós, Senna era o melhor. Ou não?

- Esta coluna agradece e retribui os votos de Feliz Natal e Ano Novo aos leitores e não leitores e, em especial, aos pilotos Maurício Gugelmin, Felipe Massa, Augusto Júnior, Tazzio Borghesi e Andrea Borghesi; a agência France Presse, ao jornalista Flávio Campos, e mais Global Telecom, Sistema Maxi de Ensino, Credicard, Maxpress Net, Master Mídia Marketing, Rodrigo Favoretto e Central Press.

mockup