O automobilismo mundial está às avessas. As duas principais categorias estão em xeque. A Fórmula 1 perdeu a graça há um bom tempo, tanto que nesta segunda-feira os chefões estarão reunidos para discutirem como tornar a categoria mais competitiva. Nesta temporada a Ferrari passeou pelas pistas. Daí surgirem 'soluções salvadoras' como as absurdas colocações de lastros nos carros que vencerem ou o rodízio de pilotos nas equipes.
Pior ainda é a situação da Indy/Cart, categoria que já chegou a ter 11 brasileiros em uma única temporada. Com a criação da Indy Racing League (IRL), aos poucos a Cart foi perdendo equipes, motores, pilotos e agora, o patrocinador. Para 2003 ficou apenas a Ford. A Penske que havia saído em 2001, terá agora a companhia da Chip Ganassi, Mo Nunn, entre outras. O mineiro Bruno Junqueira será o 'último dos mocainos' na categoria.
Agora surge a notícia que Bernie Ecclestone, o todo poderoso da F-1, estaria tentando comprar 51% das ações da Cart e transformar a Indy em uma categoria de acesso para a F-1.
Aí é que entram alguns pontos: hoje em dia, por exemplo, vários pilotos que correm na Indy são melhores que alguns que estão na F-1. Com a confirmação da Indy como categoria formadora de pilotos, como ficaria a F-3000, principalmente? O assunto é mais sério do que parece.
Uma solução para igualar as equipes seria impor um limite de gastos e a implantação de um chassi único. Do jeito que está nada vai mudar a não ser mais um título da Ferrari e a derrocada final da Indy.
- No próximo domingo é dia de comparecer em peso ao Autódromo Internacional de Londrina. A Stock Car chega com tudo para a penúltima etapa e os campeões poderão ser conhecidos em Londrina. Vale a pena ir se preparando para as corridas da V8 e da Light.
- Dos brasileiros que competiram este ano no exterior, o único em boa situação é o amazonense Antônio Pizzonia, que pode sonhar com dias melhores em 2003. Ele está sendo cotado em algumas equipes menores da F-1. Já os demais deverão continuar na luta.
- Pilotos de outras cidades estariam com dificuldades para treinarem no Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina. Dizem que nos finais de semana não está ficando ninguém no local para cobrar as taxas necessárias de aluguel e fazer o controle das mesmas. Com isso, ninguém pode treinar. É para conferir.

mockup