Rio, 5 (AE) - O Vasco vai ter, a partir de amanhã, a segunda chance de tornar-se campeão mundial em menos de dois anos. Em dezembro de 1998, o time carioca perdeu a oportunidade ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Real Madrid, no jogo que reuniu, em Tóquio, o campeão da Europa e o da Taça Libertadores da América.
Amanhã, a equipe carioca volta a sonhar com a conquista, na estréia no 1.º Campeonato Mundial de Clubes contra o South Melbourne, às 20h45, no Maracanã. "Se o Vasco conseguir o título, o futebol brasileiro estará vingado definitivamente do trauma da perda da Copa de 50 no Maracanã", afirmou o presidente do clube, Antônio Soares Calçada.
Ele lembra que a seleção ficou concentrada no estádio do Vasco, em São Januário, durante o Mundial de 1950, vencido pelo Uruguai. "O Rio vive um clima contagiante com a participação do Vasco neste Mundial."
A equipe dirigida por Antônio Lopes não deve ter dificuldades para superar os australianos. Hoje, logo após o treino, o técnico confirmou a escalação da dupla de ataque, que será formada por Romário e Edmundo - ambos marcaram um gol no coletivo. O meio-de-campo também será ofensivo, com três jogadores que buscam o gol: Juninho, Ramon e Felipe. A confiança de Lopes na vitória é tão grande que só um volante - Amaral - foi escalado.
Na zaga, Júnior Baiano, ex-Palmeiras, e Mauro Galvão vão tentar evitar surpresas do desconhecido ataque do South Melbourne. A opção de deixar o novo reforço, Alexandre Torres, na reserva foi decidida hoje, após uma conversa entre o técnico e o jogador. "Vim do Japão para jogar, mas não posso tumultuar o ambiente e vou torcer para o sucesso do time", disse Torres, sem procurar esconder a contrariedade.
Outra novidade do Vasco vai ser a presença do goleiro Hélton, que substituirá Carlos Germano, envolvido numa discussão com dirigentes do Vasco por ter tratado de uma possível transferência para o Santos sem o conhecimento do clube carioca. Na lateral-direita, Jorginho, ex-São Paulo, também vai poder mostrar à torcida carioca que continua com o mesmo futebol de quando foi projetado pelo América, em 1982.