Rio de Janeiro, 2 (AE) - O time do Vasco talvez seja o mais instável dos oito clubes que disputarão o Mundial de Clubes da Fifa. Os cariocas foram os que mais se reforçaram para a competição e são um dos favoritos à conquista do título por disputar todas as partidas em casa - caso consiga chegar à final
a partida será disputada no Estádio do Maracanã. O Vasco tirou Romário do seu rival, o Flamengo, e trouxe ainda Jorginho, Júnior Baiano, Válber e Alexandre Torres. Disputa de egos
Mas se por um lado o time foi reforçado, por outro, o técnico Antônio Lopes precisará se esforçar para que o egocentrismo de jogadores como Edmundo, Romário, Donizete e Viola não traga conflitos ao grupo.
Não é novidade para ninguém que a amizade entre Edmundo e Romário não é mais a mesma do tempo de Flamengo (1995), mas um atrito mais grave pode transfomar o Vasco em uma bomba relógio e a explosão pode ocorrer durante o Mundial, o que seria fatal para o time carioca.
Mesmo com tantos investimentos, o ano de 1999 foi frustrante para o Vasco. No primeiro semestre perdeu a final do Campeonato Carioca para o Flamengo, foi eliminado da Taça Libertadores da América nas oitavas-de-final e na Copa do Brasil teve o mesmo destino. A única conquista do ano foi o Torneio Rio-São Paulo, uma competição sem expressão. No segundo semestre o time caiu nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro e foi eliminado na Seletivas da Taça Libertadores pelo Cruzeiro.
A conquista do Mundial de Clube será a cartada decisiva para este grupo provar que é vitorioso. Caso contrário, o Vasco corre o risco de sofrer um desmanche semelhante ao que passou o time Palmeiras após perder a Copa Toyota, em Tóquio, para o Manchester (1 a 0). Se fracassar os primeiros nomes da lista estão praticamente definidos: Carlos Germano, Viola e Ramon foram sondados pelo Santos e Edmundo pelo Palmeiras.
Apesar de Edmundo estar há três semanas sem jogar - devido a uma contusão na coxa durante o primeiro jogo contra o Cruzeiro, pelas Seletivas da Libertadores - o técnico Antônio Lopes garante que o ataque do Vasco será formado Edmundo e Romário. Segundo o treinador, os titulares serão: Carlos Germano
Jorginho, Júnior Baiano, Mauro Galvão e Gilberto; Amaral, Felipe, Ramon e Juninho; Edmundo e Romário.
A estréia do Vasco será dia 6 contra o South Melbourne, da Austrália, às 20h45, no Maracanã. O adversário não deve apresentar grande dificuldades. O futebol australiano é semi-amador. O time tem como destaques o atacante Paul Trimboli, o húngaro Udvaracz e o neo-zelandês Coveny. O jogo de vida ou morte ocorrerá na segunda rodada, quando o Vasco enfrentará o Manchester United. A partida contra os ingleses deve definir quem será o primeiro colocado do Grupo B e o finalista do Mundial.