O duelo entre Vasco e Botafogo, no domingo (23), às 18h30, em São Januário, pode marcar a eliminação de um dos dois rivais ainda na primeira fase do Campeonato Carioca. Caso haja empate no confronto, os dois podem ser eliminados juntos, dependendo de uma combinação de resultados. Dono da casa, o Vasco entra em campo na 4ª colocação com 14 pontos, um a mais que o Botafogo, que é o 6º, com 13.

O Glorioso vai enfrentar o rival após ter sido derrotado por 2 a 0 pelo Racing, na Argentina, no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, na última quinta-feira (20). O time de John Textor segue sem técnico para a temporada e tem sido comandado pelo auxiliar Cláudio Caçapa, que foi recontratado para a comissão técnica permanente. Os gols do time argentino foram de Luciano Vietto e Adrián Martínez.

No Estadual, o Botafogo tem quatro vitórias, um empate e cinco derrotas. Em 2025, o time ainda acumula a derrota para o Flamengo na decisão da Supercopa do Brasil por 3 a 1.

Já o time cruzmaltino não vence há quatro jogos no Carioca e Fábio Carille tem sido questionado. No último sábado (15), a equipe visitou o Flamengo e foi derrotado por 2 a 0 no Maracanã. O Vasco três vitórias, cinco empates e duas derrotas.

Equilíbrio

O número de vitórias e o saldo serão decisivos para definir os dois times que ficam com as últimas vagas para a semifinal. Além de Vasco e Botafogo, Madureira, Fluminense, Sampaio Corrêa-RJ, Nova Iguaçu e Maricá estão na disputa.

O Fluminense vive drama semelhante ao dos rivais e precisa da vitória para chegar à semifinal. Entretanto, o time comandado por Mano Menezes, 5º colocado com 14 pontos, enfrenta o Bangu, já rebaixado, também no domingo (23), às 18h30, no Maracanã.

Botafogo foi derrotado pelo Racing por 2 a 0, quinta-feira, pela Recopa Sul-Americana
Botafogo foi derrotado pelo Racing por 2 a 0, quinta-feira, pela Recopa Sul-Americana | Foto: Alejandro Pagni / AFP

Flamengo e Volta Redonda, com 20 pontos, estão garantidos e brigam pela liderança. O Rubro-Negro joga neste sábado (22), às 19h, contra o Maricá, no Maracanã. No mesmo dia e horário, o Voltaço visita o Boavista, em Saquarema. Os outros jogos da rodada são Sampaio Corrêa-RJ x Portuguesa-RJ, neste sábado (22), às 21h15, e Nova Iguaçu x Madureira, no domingo (23), às 18h30.

FICHA TÉCNICA

Vasco

Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Lucas Freitas e Lucas Piton; Hugo Moura, Jair, Tchê Tchê (Paulinho) e Philippe Coutinho; Zuccarello (Rayan) e Vegetti. Técnico: Fábio Carille

Botafogo

John; Vitinho, Danilo Barbosa, Jair Cunha e Cuiabano; Allan, Marlon Freitas; Savarino, Artur, Matheus Martins e Igor Jesus. Técnico: Cláudio Caçapa (interino)

Árbitro: Bruno Arleu de Araújo

Estádio: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)

Data: 23/02

Horário:18h30

Onde assistir: Band (TV), Premiere (pay-per-view)