RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Após a aprovação de um empréstimo-ponte de R$ 70 milhões da empresa 777 Partners -interessada em gerir a SAF do clube- o presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Carlos Fonseca, convocou uma nova sessão extraordinária para o próximo dia 10, a partir das 18h30, desta vez com o intuito de conhecer, deliberar e discutir sobre os ritos a serem seguidos pelo órgão e pela Assembleia Geral visando a tramitação da proposta de constituição da Sociedade Anônima do Futebol.

No documento de nove páginas já há uma sugestão de rito a ser seguida, onde se preveem ainda mais duas reuniões do Conselho Deliberativo e a intenção de se criar duas Assembleias Gerais. O motivo, segundo os dirigentes, é atender todas as reivindicações dos grupos políticos e dar o máximo de transparência possível ao processo:

Na proposta, caso o Deliberativo aprove, a primeira Assembleia Geral será para o sócio votar dois itens: a proposta de constituição da SAF 100% do Vasco e uma alteração tópica no estatuto do clube onde se deixará expressa tal condição se o clube criar uma SAF.

Este segundo item, embora não seja uma obrigação constitucional, foi algo acatado pela diretoria após sugestões e reivindicações de conselheiros.

Caso a maioria dos sócios votem pela aprovação da SAF 100% do Vasco e a alteração tópica do estatuto, uma nova e derradeira sessão extraordinária será convocada e, caso o Deliberativo novamente aprove, uma última Assembleia Geral será feita, desta vez para que o sócio vote a transferência de ativos em si para a empresa norte-americana 777 Partners.

Embora um prazo de até 90 dias tenha sido estipulado para a realização de todo o processo burocrático, os dirigentes acreditam que este trâmite possa ser encurtado.

O modelo de votação nas Assembleias Gerais também será discutido, mas a proposta é a de que aconteça de maneira híbrida. Ou seja, com o sócio tendo a opção de votar tanto de maneira online como presencial. O tema, vale lembrar, causou muita polêmica na última eleição presidencial.

A reunião do Conselho Deliberativo do próximo dia 10 também será realizada de maneira híbrida, com o conselheiro podendo estar presente na sede Náutica, na Lagoa (RJ), ou participando de maneira virtual. A sessão extraordinária terá transmissão ao vivo da Vasco TV.