Rio de Janeiro - O Vasco formalizou ontem, no fórum do centro do Rio, uma interpelação judicial contra Pelé. O clube quer que o ex-jogador revele quem são os dirigentes de futebol corruptos numa referência à entrevista dada por Pelé na terça-feira, em São Paulo, quando citou Vasco, Corinthians e Flamengo como exemplos de desonestidade.
''Ele atingiu as três maiores instituições esportivas do País. Como é que é isso? Vai ter de se explicar'', protestou o presidente do Vasco, Eurico Miranda.
O dirigente carioca afirmou que a medida adotada pelo Vasco é uma mera formalidade, pois está certo de que Pelé não deve prestar nenhum esclarecimento. ''Assim vai ser mais fácil para entrarmos com ações na área cível e criminal. O Pelé não pode sair por aí falando o que acha que deve falar e envolvendo o nome do Vasco.''
Tentando se conter, o presidente do Vasco deixou escapar que estava comedido nas palavras para que as eventuais ações do clube contra Pelé não fossem prejudicadas. ''Se eu respondo agora o que tenho vontade, não vai ajudar em nada.''
Marcelo Teixeira, presidente do Santos, não quer polemizar com Pelé. O motivo é não ter sido citado na entrevista dada pelo Rei do Futebol. Mas Teixeira acha que o fim do passe ocasionou problema para os clubes brasileiros, especialmente os pequenos. ''Muitos clubes se mantinham com a venda de jogadores e a lei chegou num momento em que o futebol vivia toda a crise econômica do País. O resultado é que estes fecharam e outros estão em extrema decadência'', comentou.

mockup