O maratonista paranaense Vanderlei Cordeiro de Lima passa a treinar, a partir de sexta-feira, em Campos do Jordão, para correr com chance de brigar entre os primeiros, na Maratona de Nova York, dia 1º de novembro, nas ruas de Manhattan. A única vez que Vanderlei correu em Nova York foi como coelho, até o 26º quilômetro, em 1995. ‘‘Agora estou me preparando para brigar com os quenianos e os mexicanos’’, comentou o atleta, ontem, em São Paulo. Vanderlei esteve na Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), para a assinatura do programa de apoio ao atletismo que a entidade mantém há 10 anos.
Vanderlei, que correu a maratona de Tóquio, com o melhor tempo da carreira, 2h8min31s, em fevereiro, prefere não falar em quebra de recorde sul-americano, que está em poder do fundista André Ramos, com 2h8min26s (estabelecido em Boston, em abril). O atleta, de 29 anos, já ocupou o pódio da São Silvestre quatro vezes.
O programa da BM&F vai destinar verba de cerca de R$ 300 mil por ano, para 20 atletas. Os velocistas Claudinei Quirino, ganhador da medalha de bronze nos 200 metros nos Jogos da Amizade, em julho, em Nova York, Edson Luciano Ribeiro e André Domingos da Silva - ganhadores da medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta, em 1996, com o revezamento 4x100 m -, além de Eronildes Araújo, dos 400 m com barreiras, encabeçam a lista dos 20 atletas.

mockup