No ano em que seria o astro principal da São Silvestre, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima estará bem longe do trajeto de 15km pela cidade de São Paulo. A fama adquirida pelo episódio na Olimpíada de Atenas transformou o atleta em ''celebridade''. Por causa da agenda lotada por compromissos, Vanderlei teve pouco tempo para treinar.
O paranaense abdicou da participação na São Silvestre para se dedicar aos treinamentos na altitude de Paipa, na Colômbia, a 2.600m acima do nível do mar. A preparação para a Olimpíada também foi feita nesta cidade.
Será a primeira vez desde 1998, quando estava lesionado, que Vanderlei Cordeiro de Lima não participará da São Silvestre. Ele voltará a competir apenas em março, na Maratona de Leke Biwa, no Japão.
O Brasil pode ficar desfalcado também do vencedor do evento no ano passado. Marílson Gomes dos Santos lesionou o Tendão de Aquiles em outubro e ainda não se recuperou totalmente.
A principal atração confirmada na São Silvestre é a queniana Lydia Cheromei, bicampeã em 99 e 2000. Aos 27 anos, a atleta encerrou o ano na liderança do ranking de 15km da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) e obteve a segunda melhor marca da história da prova ao vencer a Corrida de Nijmegen, na Holanda, em 47min02s. Outra atração internacional será o queniano John Gwako, atual tricampeão da Meia-maratona Internacional do Rio de Janeiro.

mockup